Equipas e Projetos

Equipas admitidas ao Concurso e Programa: Biotech_agrifood Innovation

Foram sete as equipas admitidas ao concurso e programa “Ideias para Projetos de Negócios” que pretende contribuir para a valorização de resultados de investigação e que envolve Investigadores provenientes de diferentes instituições: ESB-UCP, do IPB, da FEUP, da FCUP e da UTAD.

As equipas são as seguintes distribuídas por áreas relevantes para os sistemas agro-alimentar e ambiental:

  • MycoBranches - Micomateriais derivados da industria agro-alimentar.
  • Matter | sustainable and sensory design – Novos materiais de construção explorando características dos resíduos agro-industriais.
  • SpraySafe – Aplicação de bio-polímeros para a conservação de alimentos
  • FRUITechDSS - Sistema de apoio à decisão para optimização de tempos de conservação de fruta.
  • Bio-cold pasteurization – Conservação de alimentos sem recurso a tratamento térmico.
  • AgroGrIN Tech – Obtenção de enzimas a partir de subprodutos.
  • Sal Verde – Produção da planta salicórnia em cultura in vitro.

Breve Resumo das Apresentações dos Projetos:

  • MycoBranches - Micomateriais derivados da industria agro-alimentar.
    Resumo: Reaproveitamento e valorização de subprodutos da industria agroalimentar através de produção, envolvendo fungos, de materiais moldáveis paras as industrias de biomateriais, embalagens e conservação.
     
  • Matter | sustainable and sensory design – Novos materiais de construção explorando as características dos resíduos agro-industriais.
    Resumo: A matéria-prima deriva de resíduos orgânicos recuperados de empresas importantes no setor agro-industrial e são reprocessados num produto completamente novo, neste caso com impacto na Arquitectura, Interiores e Design. O objetivo é criar materiais e revestimentos que explorem a riqueza sensorial, despertem os sentidos do consumidor e exaltem o significado intrínseco que deriva da proveniência geo-cultural da matéria-prima.
     
  • SpraySafe – aplicação de biopolimeros para conservação de alimentos.
    Resumo: Desenvolvimento de um spray ecológico, orgânico, não tóxico, sustentável, utilizando extratos de plantas como princípios ativos, e polímeros e ingredientes naturais como excipientes. Este produto, o SpraySafe, será um spray que se aplicará na superfície do alimento, proporcionando a aplicação de uma fina camada impermeável.
  • FRUITechDSS - Sistema de apoio à decisão para optimização de tempos de conservação de fruta.
    Resumo: O FRUITechDSS será um sistema de apoio a decisão [(Decision Support System (DSS)] relativamente ao tempo máximo de conservação do produto e recomendações para manutenção de qualidade de frutos.
     
  • Bio-cold pasteurization – Conservação de alimentos sem o recurso ao tratamento térmico.
    Resumo: O recurso a compostos bioativos de origem natural, nomeadamente bacteriocinas e bacteriófagos em combinação/sinergia com o processamento por alta pressão (HHP) é uma proposta inovadora no contexto da aplicação do conceito de "hurdle technology", constituindo uma solução inteligente para a conservação de alimentos não passíveis de processamento térmico.

    AgroGrIN Tech – Obtenção de enzimas a partir de subprodutos.
    Resumo: Processar e valorizar resíduos agroalimentares biológicos industriais, obtendo extractos enzimáticos provenientes da industria de processamento de frutas, utilizando apenas tecnologias limpas e inovadores.
     

  • Sal Verde – A produção da planta salicórnia em cultura in vitro.
    Resumo: A planta salicórnia, comestível e medicinal, é indicada como um substituto do sal. A produção da planta em cultura in vitro, desinfetada em condições controladas de temperatura e luminosidade, com reduzida quantidade de sal (NaCl) comparativamente à selvagem, otimização de nutrientes, durante todo o ano independentemente das mudanças sazonais e ambientais, em oposição ao método natural produzindo plantas de elevada qualidade fitossanitária salvaguardando o seu padrão genético, originando a um produto pronto para consumo.

 

Co-financiamento: