10º Ciclo de Conferências em Biotecnologia

 

2020 | Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto | Online via Zoom

A Escola Superior de Biotecnologia, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, reúne anualmente um leque de palestrantes líderes nas suas áreas de especialidade que oferecem uma oportunidade especial de enriquecer a cultura científica de alunos, docentes e investigadores de todas as áreas de estudo. Este ano as conferências serão online, sujeitas a inscrição prévia.

 

4 de novembro |  17h30 - 18h15 | Online via Zoom  [inscreva-se AQUI]

Queremos continuar a comer num mundo maravilhoso mas será isso possível?

Lilia Ahrne
Professora de Tecnologia de Laticínios do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Copenhaga, Dinamarca
Mónica Reis
Gestora de projetos da Tetra Pak, Itália

 

Cultivar, processar e consumir alimentos estão entre as atividades humanas mais básicas. Sabemos que toda a cadeia alimentar na União Europeia, desde a agricultura, floresta e pesca até ao nosso prato, passando pela fábrica, supermercado, cantinas ou restaurantes, emprega mais de 47 milhões de pessoas e tem receitas superiores a 2.25 biliões de euros. No entanto cerca de 8% da população mundial sofre de subnutrição, enquanto 20% tem algum grau de obesidade. Sabemos que estamos a perder a biodiversidade do planeta a um ritmo alarmante e que a alimentação e a agricultura são responsáveis por 70% do consumo de água doce e por mais de 30% das emissões de gases com efeito de estufa. Nesta conversa vamos falar sobre a necessidade urgente de transformar a cadeia alimentar num processo mais compatível com o ambiente e a nossa própria sobrevivência enquanto sociedade.

 

12 de novembro | 19h00 - 19h45 | Online via Zoom  [inscreva-se AQUI]

Corrida entre veículos elétricos e a hidrogénio: quem vencerá?

Nuno Quental
Gestor de Políticas Energéticas da DG Investigação e Inovação da Comissão Europeia

 

Os veículos elétricos têm vindo a ganhar expressão (as vendas globais subiram de 450 mil em 2015 para 2.1 milhões em 2019) e estima-se que representem metade de todos os veículos vendidos em 2040. Mas poderá uma tecnologia emergente baseada no hidrogénio baralhar estas contas? Ou terá este elemento tão simples aplicações distintas (mas quais?). Nesta conversa podemos explorar ainda a necessidade urgentíssima de reduzir o consumo de combustíveis fósseis e de como tanto veículos elétricos como o hidrogénio podem ser aliados importantes para atingir aquele desígnio.

 

18 de novembro | 18h30 - 19h15 | Online via Zoom [inscreva-se AQUI]

Amor em tempos de Covid-19: prós e contras de uma vacina rápida

João Pedro Pereira
Professor de Imunobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, Estados Unidos

 

Desde a sua deteção inicial na província de Wuhan o vírus SARS-Cov2 infetou mais de 30 milhões de pessoas e, a este ritmo, este número irá ultrapassar 100 milhões em menos de dois anos. Haverá formas de evitar a tragédia? Sem dúvida que uma vacina eficaz pode desacelerar a propagação do vírus. Há vários exemplos de sucesso com vacinas contra vários tipos de doenças infeciosas. Mas, qual e a probabilidade de sucesso neste caso especifico do SARS-Cov2? E quais são os cenários possíveis, as respostas alternativas, e as suas consequências? Neste seminário serão abordadas estas e outras questões relevantes no âmbito da pandemia que o mundo atravessa.

 

Para mais informações pode contactar perguntas.esb@porto.ucp.pt

 

Edições Anteriores:

Partilhe/Share