Ações

Ação 1 | Criação de Conteúdos e Divulgação sobre I&I

Ação 2 | Promoção Nacional da Transferência de Conhecimento e de Tecnologia

Ação 3 | Promoção Internacional e Participação em Redes de Inovação e Transferência de Tecnologia

Ação 4 | Valorização Económica de Conhecimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação 1 | Criação de Conteúdos e Divulgação sobre I&I

Descrição
Pretende-se efetuar a criação de conteúdos digitais e físicos de divulgação, multilingue (Português, Inglês), por forma a capacitar as entidades na participação em eventos nacionais e internacionais e divulgação permanente, on-line, de oportunidades para transferência e valorização de conhecimento em ciência e tecnologia.

Objetivos/Atividades

  1. Produção em vídeo digital de conteúdos de conhecimento baseados em grupos de investigação (investigadores, incluindo aos níveis de mestrado, doutoramento, e pós-doutoramento), projetos em curso, resultados de projetos, tecnologias e patentes.
  2. Produção de Portfólios de Conhecimento on-line envolvendo informação estruturada sobre patentes, tecnologias, resultados e projetos.
  3. Divulgação web/redes sociais (nacional e internacional) das capacidades de investigação e inovação para transferência e valorização de conhecimento.

 

 

 


Ação 2 | Promoção Nacional da Transferência de Conhecimento e de Tecnologia

Descrição
Promover junto dos vários subsetores agroalimentares nacionais, e ao longo das cadeias de valor, desde a produção à comercialização, de tecnologias e investigação com o intuito de valorizar o conhecimento através da promoção da inovação, acrescentando valor nas cadeias de produção, visando especialmente a internacionalização da produção nacional. Do mesmo modo pretende-se criar condições logísticas para ter uma participação atrativa nos eventos setoriais nacionais.

Objetivos/Atividades

  1. Participação em Redes Sectoriais e Transversais Nacionais para efeitos de clusterização, agregação e identificação de oportunidades aonde seja potenciada a exposição de conhecimento a agentes económicos da cadeia de valorização de conhecimento.
  2. Workshops Temáticos com Empresas por setor.
  3. Jornadas Universidade-Empresa: Investigação/Estudos Avançados.
  4. Dia da Inovação.
  5. Serviços de acesso e publicação de conhecimento.
  6. Seminário de encerramento do projeto.

 

 

 


Ação 3 | Promoção Internacional e Participação em Redes de Inovação e Transferência de Tecnologia

Descrição
Promover internacionalmente, tecnologias e investigação com o intuito de valorizar o conhecimento.

Objetivos/Atividades

  1. Participação em Redes Sectoriais e Transversais Europeias e Internacionais aonde seja potenciada a exposição de conhecimento a agentes económicos da cadeia de valorização de conhecimento no sector agroalimentar.
  2. Participação em Eventos Internacionais com impacto em termos Transferência de Conhecimento no Sector.
  3. Participação em Feiras, Brokerages e Eventos de Clusters e de Networking Empresarial: por iniciativa própria ou em consórcio com entidades com a Portugalfoods, Aicep, entre outras: 2 participações anuais.

 

 

 


Ação 4 | Valorização Económica de Conhecimento

Descrição
Valorizar economicamente o conhecimento, protegendo-o de acordo com estratégias proporcionadas, promovendo o seu licenciamento, desenvolvendo a prontidão em relação ao mercado (investidores, empresas e empreendedores) de investigadores e de conhecimento, através de processos de pré-aceleração, originando projetos de negócios.

Objetivos/Atividades

  1. Consultadoria em estratégias de proteção e patenteamento.
  2. Ciclo de Workshops para Investigadores em tópicos centrais à Transferência e Valorização Económica de Conhecimento Científico e Tecnológico.
  3. Workshops em Transferência de Conhecimento.
  4. Concurso de Ideias e Projetos (Norte Lab2Business).
  5. Programa Lab2Business de Pré-Aceleração de Ideias baseadas em Conhecimento: Agroalimentar.
  6. Apresentação dos projetos empresariais finais (Showcase Day).
  7. Conselho Consultivo do projeto Lab2Business.