1º Ciclo de Tertúlias na Biotecnologia

A Escola Superior de Biotecnologia oferece a oportunidade de explorar temáticas de interesse alargado a quem gosta de se enriquecer no debate inteligente e aberto. Estes são momentos para formação e reflexão, em contacto com especialistas que se associam à dinâmica de relação da ESB com a comunidade. A entrada é livre e todo o público é bem-vindo.

 

3 de Maio de 2012: Rui Teixeira
Criatividade e liberdade na era dos gadgets eletrónicos
Doutorado em Literatura. Investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português. Professor na Escola das Artes da Católica Porto. Dirige a Universidade Católica Editora - Porto.

 

7 de Maio de 2012: Bento Amaral e Hélio Loureiro
A arte de combinar vinho e comida
Bento Amaral - Chefe da Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Membro do júri do International Wine Challenge.
Hélio Loureiro - Chefe de cozinha no Porto Palácio Hotel. Cozinheiro da seleção nacional de futebol. Apresenta o programa de culinária Gostos e Sabores. Autor de vários livros de gastronomia.

 

15 de Maio de 2012: Emídio Gomes
Percursos universitários e as profissões de futuro
Diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto. Presidente da Portus Park. Presidiu à Agência de Inovação. Foi Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Dirigiu a Área Metropolitana do Porto.

 

23 de Maio de 2012: Inês Tomada
Obesidade Infantil: “Ensinem-me a crescer para cima! Quero ser saudável...”
Nutricionista, mestre em nutrição clínica e aluna de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em nutrição infantil.

 

31 de Maio de 2012: Manuela Pintado e Ana Gomes
Alimentos funcionais, probióticos e benefícios para a saúde: Mitos e realidade
Ana Gomes - Doutorada em Ciência e Engenharia Alimentar. Investigadora e Professora da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto na área dos alimentos funcionais, em particular probióticos e prebióticos e o seu papel benéfico nos alimentos e na saúde humana.
Manuela Pintado - Doutorada em Ciência e Engenharia Alimentar. Investigadora e Professora da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto. Estuda a eficácia dos alimentos funcionais relativamente à saúde humana com destaque para o estudo de antioxidantes, péptidos bioativos e prebióticos.

 

6 de Junho de 2012: D. Manuel Clemente, Bispo do Porto
Jovens, ciência e igreja
Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Doutorado em Teologia Histórica.

 

15 de Junho de 2012: Eva Oliveira
Estar na montra ou criar o próprio espaço: As competências trans feríveis na procura ativa de emprego
Doutorada em Gestão de Recursos Humanos e Professora da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto. Coordenou o projeto PIC - Portfolio Individual de Competências (reconhecido pela OCDE enquanto prática inovadora e diferenciadora no que respeita ao desenvolvimento de competências transversais em estudantes).

 

19 de Junho de 2012: Pe. Vítor Feytor Pinto
Jovens, drogas e sexualidade - Respostas para o séc. XX I
Pároco do Campo Grande (Lisboa). Mais de 50 anos de sacerdócio. Distinguido com o título de Monsenhor atribuído pelo Papa Bento XVI. Coordena há mais de 20 anos a Pastoral da Saúde em Portugal.

 

26 de Junho de 2012: Alberto Amaral
O que pode o ensino universitário fazer pelo desenvolvimento do país e pelos seus jovens?
Doutorado em Química Quântica. Professor Catedrático na Universidade do Porto. Foi Reitor da Universidade do Porto durante três mandatos. Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Ir para a página atual das Tertúlias

 

Partilhe/Share