Atividades de Acolhimento

Novos alunos de 2016/17 voluntariam-se em instituições de solidariedade social

[Setembro de 2016]

Neste arranque de ano letivo os novos alunos distribuiram a sua energia e boa vontade por quatro opções: o Banco Alimentar, a Caritas, o Centro Social Paroquial e a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais. Abaixo algumas fotos das atividades.

Banco Alimentar

 

Caritas

 

Centro Social Paroquial

 

APPACDM


 

Boas vindas aos novos alunos e atividades de quebra-gelo em Paço de Calheiros 2015/2016

[Setembro de 2015]

Um piquenique é sempre uma boa oportunidade para conhecer e confraternizar... e esta foi muito bem aproveitada!

 


Voluntariado dos Novos Alunos no Banco Alimentar 2014/2015

[Setembro de 2014]

Esta tarde de voluntariado deu que falar... até mamíferos apareceram por entre os pacotes de comida!


Visita dos Novos Alunos ao Paço de Calheiros (1ª fase) 2014/2015

[Setembro de 2014]

Foi um dia para conhecer: conhecer os outros colegas de ano, a estação de tratamento de águas à base de plantas e outras componentes ambientais da casa senhorial de Calheiros e até conhecer melhor a si próprio graças às atividades de team building.


Jantar Participativo de Acolhimento aos Novos Alunos (1ª fase) 2013/2014

[Setembro de 2013]

Vejam abaxio algumas das fotos que retratam o grande evento culinário do ano. Inesquecível!


Grande Lanche de Receção aos Novos Alunos (2ª fase) 2012/2013    

[Setembro de 2012]

Os caloiros da segunda fase meteram a mão na massa e prepararam um menu memorável para uma sessão de entrega de diplomas que incluia... os próprios pais. Todos se esmeraram e as iguarias foram para os mais diversos gostos. Uma pena não ter havido sobras!

Mas houve outro tipo de sobras: as fotos e o filme abaixo. Enjoy!


Jantar Participativo dos Caloiros 2012/2013

[Setembro de 2012]

Este filme e fotografias demonstra como se fazem amigos no primeiríssimo dia de aulas na universidade: cozinhando! Todos beneficiaram duplamente, e os professores conheceram o lado mais descontraído dos seus novos caloiros.


Caloiros voluntariam-se no Banco Alimentar    

[Setembro de 2012]

O acolhimento ao primeiro ano incluiu uma oportunidade de conhecer uma associação sem fins lucrativos e dar uma pequena ajuda num trabalho infindável. O Banco Alimentar foi um palco de uma mostra de solidariedade e alguma brincadeira.


Visita e apoio ao Tech Club    

[Setembro de 2012]

Está em fase de arranque uma iniciativa inovadora de economia social que pode permitir reduzir o desemprego na zona do Porto. Os novos caloiros visitaram, inteiraram-se e deram uma mãozinha no meio de muito convívio.


Os antigos alunos da ESB ajudaram a treinar o sentido de cooperação dos novos caloiros    

[Setembro de 2012]


Caloiros da 2º fase conhecem-se em "Lanche Interativo"    

[Outubro de 2011]

Quem lá esteve é que pode testemunhar: muita animação, muito calor, e uma comida de subir aos céus! Para o ano há mais :-)


Caloiros em jornada de voluntariado para a Quercus    

[Setembro de 2011]

No âmbito da semana de acolhimento e integração os novos alunos foram desafiados a demonstrar o seu empenho ambiental participando numa recolha de sementes autóctones em Santo Tirso. O resultado foi uma grande pilha de sacos cheios de bolotas prontas para projectos de reflorestação e uma satisfação geral com a "alma lavada de verde"!


Jantar interativo com professores e novos alunos    

[Setembro de 2011]

Embora uma cozinha não seja o local típico para professores e alunos desenvolverem trabalho em conjunto, nesta quarta-feira dia 14 de Setembro de 2011 a cantina da ESB reuniu os caloiros e professores do 1º ano das várias licenciaturas para uma maratona de cozinhados. O resultado foi um verdadeiro banquete, num ambiente bem divertido e recheado de desafios. As fotos e o filme abaixo ilustram o que se passou nesta sessão gastronómica. A Paróquia do Marquês recebeu parte das iguarias confeccionadas.


Caloiros da ESB plantam árvores na Maia    

[Setembro de 2011]

Iniciativa marca o arranque de um projecto que consiste na plantação de 100 mil árvores

Durante a terça-feira 13 de Setembro os novos alunos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade da Católica no Porto plantam 50 salgueiros no concelho da Maia. A actividade decorre nas margens do Rio Leça e marca o arranque do projecto que prevê a plantação de 100 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto. Ao longo do dia, os estudantes têm a oportunidade de colaborar na reabilitação do habitat, através da limpeza e controlo de espécies invasoras. A iniciativa assume-se, também, como uma forma de facilitar a integração na vida universitária e na comunidade, através de actividades de voluntariado.

Empenhada em proteger o meio ambiente, a ESB promove diversas acções que procuram envolver as organizações e a população nesta causa. Assim, e já a partir deste mês, dinamiza o curso "Embaixadores da Floresta", através do qual os voluntários aprendem a conhecer as diferentes espécies de árvores, cuidar dos bosques, recolher sementes, germiná-las e plantar. Já no programa "Curadores da Floresta", os participantes disponibilizam cinco dias por ano para cuidar do ambiente. Neste caso, dois dias são reservados à plantação de árvores e os restantes são utilizados para cuidar e limpar a zona reflorestada. Os interessados podem inscrever-se através do endereço embaixadadafloresta.blogspot.com.
 
Recorde-se que o projecto "Futuro - 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto", a decorrer entre 2011 e 2015, é desenvolvido em parceria com a Área Metropolitana do Porto, a Forestis e a Quercus e prevê a plantação de espécies de árvores autóctones em Santo Tirso, S. João da Madeira, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca e Trofa. Nestes casos, a plantação será efectuada não só pelos alunos da ESB, mas também por várias organizações e cidadãos de cada uma das regiões, sempre sob a coordenação da instituição.

Todas as acções estão inseridas no contexto de actuação do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Trata-se de uma entidade coordenada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.