2º Ciclo de Conferências em Biotecnologia

Ir para a página atual das Conferências

2as feiras, 17h às 18h, Anfiteatro AF201 da Escola Superior de Biotecnologia da Católica *
Entrada Livre. Estão disponíveis certificados de presença

04 de março de 2013: O admirável mundo novo do RNA: ribonucleases e controlo da expressão génica

Prof. Doutora Cecília Arraiano
Investigadora doutorada com agregação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica

As moléculas de RNA existem em toda a célula e funcionam como capatazes da obra da 'casa celular'. Para que tudo funcione de acordo com o plano, há "fiscais da obra" que são as ribonucleases, umas enzimas que exercem um controlo apertado sobre a quantidade e a qualidade do RNA e atuam, quando necessário, como "assassinos" moleculares. Elas conseguem segurar e degradar as moléculas de RNA a partir das pontas e também cortá-las internamente, à maneira de uma tesoura molecular. Esta funcionalidade lembra um "canivete suíço", com diferentes "lâminas" para diferentes tarefas. As aplicações são muito vastas, uma vez que abrem a possibilidade de combater doenças de origem genética - não pela modificação física do genoma humano mas mediante o silenciamento da expressão dos respetivos genes.

 

11 de março de 2013: Alimentação: da fundação ao terramoto de 1755

Prof. Doutor José Lima Reis
Médico, autor e dirigente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação

O autor propõe-se transportar a audiência até às raízes mais profundas da alimentação portuguesa.
É uma viagem através de séculos, contada sabiamente por quem há muito se dedica a pensar e a pesquisar sobre este fenómeno, a um tempo tão básico e a outro tão cheio de significado e alcance que é o acto de comer. São os alimentos a que os nossos antepassados tiveram acesso, bem como os variados modos de os combinar, cozinhar e repartir ao longo dos dias e dos séculos que serão desvendados.

 

18 de março de 2013: Amor e sexo são (também...) Química

Prof. Doutora Madalena Pinto
Professora Catedrática na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

A conferência pretende contribuir para uma maior divulgação dos aspectos mais "íntimos" (a nível molecular, entenda-se) associados ao amor e ao sexo. Serão focados os fenómenos, e as moléculas neles intervenientes, que se encontram na base de muitas emoções associadas ao amor e à paixão, bem como ao sexo e à comunicação química entre indivíduos da mesma espécie. Embora o conceito de feromonas tenha festejado o seu 50.º aniversário em 2009, permanece ainda envolto em muitos mistérios. Será igualmente ilustrada a forma como as várias substâncias interatuam e "jogam" entre si na diferentes fases do relacionamento humano e salientados alguns factores exógenos, como fármacos, cosméticos e certos alimentos, que podem influenciar os comportamentos sócio-sexuais humanos.

 

25 de março de 2013: A Epigenética aplicada à Oncologia

Prof. Doutor Rui Henrique
Médico, Professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e Diretor do Serviço de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia do Porto

Na última década o papel da Epigenética na génese e progressão do cancro tem vindo a ser reconhecido de forma crescente. A compreensão do seu contributo na oncogénese permitiu, adicionalmente, desenvolver novas estratégias de deteção precoce, diagnóstico, avaliação do prognóstico e predição de resposta terapêutica.
Contudo um dos mais promissores desenvolvimentos centra-se na utilização terapêutica de moduladores epigenéticos, alguns dos quais já se encontram em utilização na prática clínica.
Trata-se, portanto, de uma área de investigação com elevado potencial e esta palestra pretende abordar alguns dos progressos verificados na epigenética do cancro e sua potencial utilidade clínica.
 

* - Veja aqui como chegar

Para mais informações pode visitar http://www.esb.ucp.pt ou contactar escolas@esb.ucp.pt

Edição Anterior:

Ir para a página atual das Conferências

 

Partilhe/Share