Enquadramento

Numa sociedade que valoriza cada vez mais as suas crianças e adolescentes, tem havido uma preocupação crescente com a alimentação das crianças não só para assegurar um ótimo crescimento e desenvolvimento, mas também para prevenir o aparecimento de doenças crónicas. A obesidade infantil é uma patologia sobejamente conhecida, mas entre as crianças é já possível observar prevalências alarmantes de insulinorresistência, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia, não obstante as dificuldades e discrepâncias no estabelecimento de pontos de corte em idade pediátrica. Esta preocupação com a alimentação em idades precoces vai ainda mais longe, sabendo-se hoje que o acesso aos nutrientes no ambiente intrauterino modela desde logo a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças crónicas na idade adulta.

Existem, por isso, muitas motivações para se conhecer quais os efeitos da alimentação e da nutrição na gravidez e em idade pediátrica.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, assume-se como Instituição de referência no panorama nacional e internacional na área alimentar. Na sua procura incessante de satisfazer reconhecidas necessidades e orientações neste setor e subsetores afins, foi lançada em 2015/2016 a 1ª Edição da Pós-Graduação em Nutrição Pediátrica: da conceção à adolescência, que tem decorrido anualmente desde então. O programa modular do curso procura desenvolver competências que permitam o enquadramento dos conhecimentos científicos fundamentais no exercício profissional especializado, numa sociedade que valoriza cada vez mais as crianças e os adolescentes, servindo-se para tal, da formação científica dos formadores e da experiência enquanto profissionais em atividade no setor.

Aos formandos que concluam com sucesso a Pós-graduação em Nutrição Pediátrica será concedida equivalência à componente curricular do Mestrado em Biotecnologia e Inovação da Escola Superior de Biotecnologia para efeitos de prosseguimento de estudos conducentes à elaboração da dissertação de Mestrado.