Enquadramento

A Segurança Alimentar (Food Safety) é um domínio de grande importância para a manutenção da saúde pública e, pela exigência dos mercados, para o desenvolvimento das economias. As recentes crises alimentares, dadas a conhecer pela comunicação social, espelham bem o impacto que um incidente pode ter na reputação de uma empresa ou de um tipo de produto.

Como não há espaço, no quadro das economias de mercado, para a produção de alimentos fora dos padrões de exigência que a Segurança Alimentar estabelece, também não há lugar para profissionais mal preparados e desatualizados. E, é por isso que a Segurança Alimentar, como área de especialização profissional, tem vindo a ampliar a sua afirmação no mercado de trabalho e na oferta de emprego, que não se cinge mais a empresas e a organizações de grande dimensão.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica esteve, com arrojo e visão estratégica, embrionariamente ligada a este processo e é instituição de referência no panorama nacional e internacional. Há mais de 25 anos que forma profissionais de referência que atuam, a diversos níveis, no complexo processo que constitui a cadeia alimentar moderna.

A Pós-Graduação em Segurança Alimentar da ESB-UCP, com catorze anos de existência, pretende na sua 15ª edição dar continuidade à formação de profissionais que desenvolvam atividades relevantes, na administração pública local e nacional, desde a inspeção até à investigação, em empresas da indústria alimentar e subsetores afins e em consultoria.

Para saber mais sobre a intervenção da nossa instituição na área da Segurança Alimentar consulte o nosso Centro de Investigação.