Testemunhos de antigos alunos da Pós-Graduação em Enologia

"Comecei a Pós-graduação com grande expectativa e entusiasmo. O meu pequeno projeto de espumantes, de facto necessitava de um "pai" e não somente de uma equipa prestadora de serviços de enologia!

A primeira sessão em Janeiro de 2010 sobre história do vinho, à qual assisti com certa emoção, foi para mim a melhor forma de "abrir as hostilidades". De facto quem pretende entrar num sector, deve conhecer um pouco da sua história, porque esta nos ajuda a perceber o presente e a melhor planear o futuro.

Algum tempo após ter iniciado a produção de espumantes, na vindima de 2005, comecei a perceber que para assumir um projeto desta natureza, que devido à dimensão naturalmente se deveria diferenciar pela especialização e qualidade, era necessário perceber melhor o que estava em jogo na elaboração de um vinho. Sei agora que não é necessário conhecer as receitas da vinificação de A a Z, mas que é fundamental conhecer quais são os factores críticos na elaboração dos vinhos e como os podemos manejar de forma a alcançar os nossos objectivos.

Como Eng.º agrícola ligado à produção, as práticas vitícolas e a noção de "terroir" não eram novidade para mim, mas ainda assim aprendi muito neste curso. Como comercial, tinha a noção do que é importante para vender e de que no caso do vinho, o produto não é só o que está dentro da garrafa. O módulo de marketing abriu-me, no entanto, os horizontes, percebendo que um vinho pode ser vendido de muitas formas. No campo comercial, e não só no técnico, a análise sensorial é muito importante, e o módulo de avaliação sensorial, julgo que nos deu a todos uma belíssima base.

Considero a frequência deste curso um óptimo investimento, que me abriu horizontes, dando-me uma visão mundial do fantástico mundo dos vinhos. Também me deu uma noção da realidade através da belíssimas Master Classes dadas pelos diversos especialistas convidados Julgo que é um "must" para quem esteja ou pretenda entrar no negócio dos vinhos.

A ESB, não sendo uma escola de Enologia, surpreendeu-me pelo elevado conhecimento de alguns dos seus docentes sobre as matérias relacionadas com o vinho."

Marcos H. Pinto da Silva
Administrador da
Soc. Agr. Terras de Cister 
Edição 2009/2011

 

"Quando um profissional bem integrado no mercado de trabalho procura uma formação avançada, o seu maior receio é que a instituição e o curso que escolheu não vá de encontro às suas expectativas. Um corpo docente composto por profissionais que aliam o conhecimento cientifico à experiência do "saber fazer", a total disponibilidade de adaptação dos módulos ao interesse e às necessidades formativas do grupo, as master-classes de elevada qualidade técnico-cientifica ministradas por técnicos de referência e o excelente ambiente entre colegas e professores, são uma certeza e uma garantia inquestionável da PG da ESB-UC. Sem formação anterior em enologia, a PG revelou-se sinónimo de uma formação sólida e de elevada qualidade que me preparou para enfrentar com sucesso e segurança todos os desafios profissionais que possam surgir na área da enologia."

Marco Vasques de Sousa
Director Comercial da Tanoaria J. Dias
Edição 2009/2011

 

"Apostei, a título pessoal, nesta formação, como instrumento de maior competência no meu desempenho profissional. No final, penso ter alcançado novos conhecimentos e novas perspectivas, através de um naipe de formadores especialistas (nacionais e internacionais) de grande qualidade e dos contactos havidos com os bons colegas que encontrei, também eles profissionais excelentes em variadas áreas do sector."

José Miguel Meneses de Almeida
Coordenador de Câmara de Provadores da
Comissão Vitivinícola da Bairrada
Edição 2007/2009

 

"A pós-graduação em Enologia da AESBUC cumpriu na totalidade as minhas expectativas de aprofundar a ciência enológica, conhecer a realidade do mundo do vinho e de ganhar as competências necessárias para poder exercer enologia. Apesar da minha formação profissional na área das ciências da saúde parecer muito distante da área da Enologia, esta pós-graduação permitiu-me entender melhor a evidência sobre os efeitos benéficos dos componentes do vinho (nomeadamente flavonóides, quercetina, etc) na saúde. Por outro lado a possibilidade de conhecer de perto profissionais da área do vinho e visitar algumas regiões vitivinícolas (nalgumas viagens de estudo) foi muito enriquecedora, facilitando a integração dos conhecimentos na prática."

João Carlos Winck, Médico
Professor da Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
Edição 2007/2009

 

"Obrigatório o convívio, o recapitular de conceitos e a aprendizagem de novas matérias. Uma grande honra e mais-valia a possibilidade de conhecer, conviver e trocar experiências  com um grupo excepcional, alargado e heterogéneo de profissionais e entusiastas do vinho."

Sandra Alves, Enóloga
Esporão, S.A.
Edição 2007/2009

 

"A Pós-Graduação em Enologia foi a possibilidade de fazer um "upgrade" nesta área. As aulas com docentes, a maioria especialistas sobejamente reconhecidos, nacional e internacionalmente, foram uma grande oportunidade de debater ideias e trocar experiências. O grupo de colegas e o ambiente entre nós foi fantástico, havia competências de várias áreas o que permitiu um enriquecimento profissional e pessoal muito grande."

Helena Mira, Professora Adjunta da
Escola Superior Agrária de Santarém
Edição 2007/2009

 

"A Pós-Graduação em Enologia foi um importante meio para fazer uma reciclagem académica e ter um intercâmbio com diversas realidades e experiências da parte dos professores e alunos. Nestes aspectos foi muito importante para complementar a minha formação académica e profissional."

Manuel Soares, Enólogo
Aveleda, S.A.
Edição 2004/2006

 

"I loved the Post Graduate course in Oenology. Academically, I learnt a lot in the three areas of running a wine business: Viticulture, Oenology and Marketing. The course was well planned and our lecturers were experts from Portugal and all over the world, giving all the students a global vision. As the CEO of a boutique winery, it has been invaluable for me to understand all the complex elements needed to run and grow a successful wine business, take the right decisions, not having to rely on consultants. And last but not least, the course had a 'boa onda' thanks to the excellent University Staff and Student Colleagues."

Alison Luiz Gomes, CEO,
Azamor Wines
Edição 2002/2004

 

"Após 10 anos de experiência como enólogo senti a necessidade de voltar a estudar. O currículo académico e a troca de conhecimentos com os colegas, permitiu-me alicerçar muitos dos conhecimentos adquiridos, adquirir novos e principalmente levantar novas questões. Considero a Pós-Graduação em Enologia um passo muito importante na minha formação profissional."

Mário Andrade, Enólogo,
Falua Sociedade de Vinhos, S.A.
Edição 2002/2004