Valores, Visão e Missão

Valores

A ESB revê-se nos Valores enunciados para o Centro Regional do Porto da Católica e pretende promover, a par do desenvolvimento integral da pessoa, a sustentabilidade e coesão da comunidade:

Promoção da Pessoa e da Vida - Promover o desenvolvimento pessoal de cada colaborador e de cada um dos seus educandos, criando um ambiente exigente e rigoroso de ensino e de aprendizagem para todos.

Procura do Conhecimento - Procurar de modo constante, incansável e crítico o conhecimento, pela investigação e pelo ensino, e fazer dessa procura o eixo central da sua missão. Praticar o rigor científico e técnico e promover uma abordagem ética na investigação científica.

Liberdade e independência - Desenvolver, em liberdade e com independência, práticas de ensino, investigação e relações com a comunidade.

Solidariedade - Cultivar a solidariedade como o valor que mais e melhor fará desenvolver a cidade e o mundo que habitamos e que queremos que tenha um rosto cada vez mais humano.

Desenvolvimento sustentável - Promover o desenvolvimento sustentável e uma visão positiva sobre o futuro da Região e do País, alicerçada na ousadia, na pró-atividade, na inovação e na esperança.

 

Visão

A ESB pretende ser uma instituição de referência a nível de ensino superior universitário e investigação em Biotecnologia, constituindo-se como uma primeira opção de formação nas áreas Alimentar, Ambiental e nas suas interfaces com a saúde.

A ESB pretende atuar como um parceiro credível na apresentação de respostas globais às problemáticas atuais do desenvolvimento social, científico e económico, através da transferência de conhecimento e da prestação de serviços de elevado valor acrescentado, em estreita articulação com as atividades de investigação e ensino.

A ESB irá envidar esforços para garantir a sua sustentabilidade financeira no sentido de assumir ainda a necessidade de identificar e responder aos segmentos da população cujo desenvolvimento e qualificação estejam menos abrangidos pelas respostas formativas existentes nos sistemas público e privado do ensino.

 

Missão

A ESB tem por missão intervir, de forma marcante, nas comunidades científica, social e económica através do desenvolvimento de iniciativas integradas de Ensino, Investigação & Desenvolvimento e Relações com a Comunidade no âmbito da Biotecnologia, afirmando-se como um fórum de excelência internacional com forte consciência nacional, que revela e promove o espírito académico numa perspetiva humanista.