BIOFASE - Percursos em Biotecnologia

O programa Biofase é uma iniciativa anual da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB) que se propõe fomentar o ensino experimental das ciências no ensino secundário, sobretudo nas opções de Biologia e Química. Centrado nas áreas de competência da ESB, o Biofase coloca ao dispor um programa diversificado que inclui trabalhos experimentais, palestras nas escolas, micro-skypes, uma exposição itinerante, o clube dos investigadores, uma semana aberta, boletins informativos, Olimpíadas de Biotecnologia e a Academia de Férias anual.

Este programa é disponibilizado a todas as escolas secundárias do país, à exceção das palestras nas escolas, rubrica esta que está circunscrita à região Nordeste do país. A inscrição/participação nas atividades não tem custos para a escolas/alunos, que apenas terão de garantir as deslocações dos alunos, quando necessário.

A ESB também coloca ao dispor dos professores uma "linha de apoio" para dúvidas relativamente a conceitos, dados numéricos, interpretações e experimentação dentro das principais áreas de competência da faculdade: alimentação, nutrição e bem estar, ambiente e ainda ciências biomédicas. O contacto deve realizar-se através do email escolas@porto.ucp.pt. Todas as mensagens serão respondidas dentro de um prazo razoável.

Abaixo, os professores (e também os alunos que gostem de explorar por conta própria) encontram recursos úteis para o estudo de várias temáticas científicas dentro e fora da sala de aula. A seguir a cada projeto um pequeno resumo proporciona uma perspetiva global dos materiais disponíveis. Para entrar nos respectivos sites basta clicar na imagem.


biodicas

É necessidade de todos os professores actualizar permanentemente o seu conhecimento no âmbito das temáticas que ensina. A ESB pretende contribuir para esse desiderato através deste boletim informativo, que se propõe:

- Fornecer aos docentes interessados alguns elementos para o desenvolvimento de actividades experimentais de biotecnologia nas suas aulas;

- Providenciar informações sobre trabalhos, publicações, bibliografia e sítios na Internet que tratem de diversos temas da biotecnologia retratados nos programas nacionais de biologia;

- Divulgar eventos científicos e educativos na área da biotecnologia;

- Contribuir para a criação de uma cultura científico-tecnológica e colaboração institucional com a comunidade escolar.

O Bio-Dicas é enviado por email, uma vez por trimestre. Cada número será dedicado a um tema específico e a inscrição dos interessados em recebê-lo deve ser realizada para o endereço escolas@porto.ucp.pt

Para consultar os números já publicados visite a página do Bio-Dicas.



centro
 

O Centro Experimental de Ciência desenvolveu um vasto conjunto de experiências para o secundário nas disciplinas de biologia e química. Através dos filmes ou imagens disponíveis a execução destas pequenas investigações fica muito facilitada.
 



nutribrinca
 

Ao longo de cinco unidades temáticas de nutrição o Nutribrinca disponibiliza guias de actividades para uma vintena de trabalhos experimentais adequados a escolas do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
 



pepino
 

O "Pepino" criou quatro grandes lições sobre segurança alimentar microbiológica, dirigidas ao ensino básico e organizadas em sequência.
 


seguranca

Este projecto internacional criou materiais diferenciados para o 1º e 2º ciclos do ensino básico sobre os principais conceitos de higiene e segurança alimentar, com muitas dicas práticas para a vida de todos os dias.
 


Em 2013/2014/2015 o Biofase contou com o apoio inestimável da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica através do programa Escolher Ciência.

Para quaisquer dúvidas, comentários, críticas ou sugestões sobre estes recursos agradecemos o contacto através do email escolas@porto.ucp.pt.
Muito obrigado pela sua visita.