Produção animal e segurança alimentar

26.01.2018 15:00 — 27.01.2018 09:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

26.01.2018 15:00 27.01.2018 09:00 Produção animal e segurança alimentar Link: http://www.esb.ucp.pt/pt/central-eventos/producao-animal-e-seguranca-alimentar-1

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

ENQUADRAMENTO

A criação pecuária constitui o primeiro elo da cadeia produtiva de diversos géneros alimentícios de origem animal, nomeadamente carne, ovos, mel, leite e uma enorme plêiade de produtos derivados. A notável evolução verificada na intensidade, na densidade e na escala produtivas tem gerado, e continuará a gerar, situações críticas para o ambiente, para o bem-estar animal e, sobretudo, para a segurança dos produtos alimentares de origem animal.

OBJETIVOS

• Conhecer os principais ramos da produção pecuária (bovinos, aves de capoeira, suínos e lagomorfos)
  • Rever as características e técnicas de maneio dos sistemas de produção intensivos e extensivos.
  • Compreender a relação existente entre os métodos produtivos, o abastecimento alimentar e a segurança dos alimentos de origem animal.

DESTINATÁRIOS
Profissionais da área alimentar.

PROGRAMA

1. Principais espécies pecuárias. Evolução da produção pecuária em Portugal e no mundo;
2. Métodos de criação animal em regime extensivo e intensivo. Noções gerais de maneio animal. A avicultura enquanto paradigma da produção pecuária moderna;
3. Análise dos riscos na produção primária, enfatizando a relação entre produção animal e a segurança alimentar dos produtos de origem animal, considerando:

(i) a evolução dos objetivos dos sistemas produtivos (e.g. super-intensivo, pecuária de precisão, produção biológica, modelos de inspiração tradicional)
(ii) a emergência de novos problemas (perigos químicos e microbiológicos) decorrentes da concentração dos efetivos animais e dos métodos usados para o incremento da produtividade. Plano de formação avançada 2017/2018 Área: Segurança Alimentar

FORMADOR
Paulo Martins da Costa. Professor auxiliar do ICBAS/UP, lecionando nas áreas da tecnologia alimentar e inspeção sanitária de alimentos de origem animal, no âmbito do mestrado integrado em medicina veterinária. A atividade de investigação centrase na microbiologia e saúde pública, com um particular enfoque no estudo da emergência e transferência de microrganismos resistentes aos antimicrobianos entre diversas populações interligadas: humanos, espécies pecuárias e animais silvestres.

Propina: 180€ (25%de desconto para ex-alunos da Católica Porto e associados da PortugalFoods)
Para inscrição clique aqui
Data limite inscrição: 23 de janeiro de 2018
Datas: 26 de janeiro de 2018, sexta-feira das 14:00h às 18:00h
27 de janeiro de 2018, sábado das 09:00h às 13:00h.
Local: Campus Asprela | Sala 4.3

Para mais informações p.f. entre em contacto com a Gestão dos Serviços Académicos através de: E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt ou pelo Telefone: 225580098.