Do teto da vaca à boca do consumidor: será mesmo seguro?

20.01.2018 10:00 — 20.01.2018 14:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

20.01.2018 10:00 20.01.2018 14:00 Do teto da vaca à boca do consumidor: será mesmo seguro? Link: http://www.esb.ucp.pt/pt/central-eventos/teto-vaca-boca-consumidor-sera-mesmo-seguro-1

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

ENQUADRAMENTO
O leite representa um dos principais produtos agrícolas portugueses.
Assiste-se a um equilíbrio entre produção e consumo, ao nível de vários produtos lácteos e em termos de equivalentes-leite. No entanto, em valor, Portugal é deficitário. O país regista graus de auto-suficiência superiores a 100% em produtos de baixo valor acrescentado unitário, nomeadamente leite de consumo, manteiga e leite em pó gordo, e é deficitário em produtos de alto valor acrescentado unitário, nomeadamente queijo, iogurtes e leites fermentados. Verifica-se ao mesmo tempo uma diminuição no consumo de produtos lácteos e um agravamento da balança económica entre a produção de lacticínios de baixo valor acrescentado para a importação de produtos de alto valor (skyr, kefir, gregos, queijos, etc).

Uma população agrícola envelhecida enfrenta o aumento do custo das matériasprimas (palha e alimentos concentrados), aumento de custos de produção (combustíveis, adubo, energia) acompanhado por uma diminuição do preço pago por litro de leite ao produtor e exigências comunitárias acrescidas ao nível da produção. Com o fim do regime de quotas há 3 anos, esta população agrícola depara-se com a imposição de contratos extremamente restritivos e impeditivos do aproveitamento da capacidade de aumento produtivo que algumas explorações evidenciam e que impõem penalizações pesadas ao leite produzido que exceda o contrato estipulado.

Os próximos 5 anos apresentam por isso desafios significativos para esta indústria, que assiste a um aumento significativo da produção dos países emergentes (Europa de Leste, China e Índia).

E a segurança alimentar deste produto – como tem sido até aqui e como evoluirá?

OBJETIVOS

• Adquirir uma noção global do que é a produção de leite em Portugal (ex.: importância económica, regime de quotas, sistema de recolha, forma de pagamento);
  • Perceber o fluxo e os movimentos comerciais do leite a nível Internacional;
  • Identificar as características essenciais do leite (ex.: composição – das diferentes espécies animais - , constantes físicas, classificação);
  • Perceber os mecanismos (genéricos) de manipulação dos teores em gordura e proteína do leite;
  • Saber os diferentes tratamentos térmicos a que o leite pode ser sujeito;
  • Perceber o percurso do leite, desde o úbere até à embalagem de venda ao público;
  • Ser capaz de reconhecer as principais etapas de uma técnica de ordenha, e as relações que podem existir entre erros nestas etapas e o aparecimento de agentes patogénicos no tanque de leite;
  • Distinguir os diferentes tipos de mastites, e os métodos auxiliares que permitem o seu diagnóstico;
  • “Reconhecer” os principais agentes etiológicos de mastites dos ruminantes (incluindo os zoonóticos), e as consequências que estes acarretam a nível económico, animal e Humano;
  • Perceber as diferentes causas que podem explicar a ausência de crescimento microbiano (em gelose de sangue) aquando da análise de leite mastítico, e o significado que estas podem ter em termos de segurança alimentar;
  • Relacionar aflatoxinas, dioxinas e a produção de leite;
  • Reconhecer os principais perigos, das diferentes categorias, que podem existir na produção de leite, e a forma de os evitar através de um HACCP, na exploração;
  • Adquirir as noções básicas sobre o que é produção de leite “orgânico”;
  • Perceber a origem da intolerância lactose em humanos adultos, e até que ponto as alternativas no mercado representam uma solução para este questão;
  • Entender as causas que podem levar a que o intervalo de segurança real de um fármaco, seja diferente daquele que seria expectável;
  • Identificar possíveis pontos críticos de controlo numa exploração de leite;
  • Adquirir um sentido crítico acerca das perspetivas futuras da produção de leite.

DESTINATÁRIOS
Profissionais da área alimentar.

I. Introdução
II. Técnica de Ordenha
III. Mastites
IV. Pequenos Ruminantes
V. Aflatoxinas e Dioxinas
VI. HACCP

FORMADOR
Jorge Pinto Ferreira. Médico Veterinário, prestou assistência global a explorações de leite durante 5 anos, nas regiões da Beira Litoral e Entre-Douro-e-Minho. Mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar pela ESB-UCP (2007), concluiu doutoramento (2011) em Saúde Pública e Medicina das Populacões em programa conjunto entre a North Carolina State University, College of Veterinary Medicine (Raleigh, NC, USA) e a Duke University Medical School (Durham, NC, USA), como bolseiro da Fundação Luso-Americana. Investigação doutoral dedicado ao tema genérico da resistência a antimicrobianos, com particular enfoque na epidemiologia e legislação relacionada com Methicilin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA). Diplomado do European College of Veterinary Public Health (ECVPH), em Medicina das Populações (2017). Depois de 5 anos como consultor em Epidemiologia e Saúde Pública na SAFOSO AG (Berna, Suíça), trabalha presentemente como consultor da Comissão Europeia, num projeto relacionado com resistência a antimicrobianos, na América do Sul, e como Charge de Mission, no “Science and New Technologies Department” na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, Paris).

Propina: 90€ (25% de desconto para ex-alunos da Católica Porto e associados da PortugalFoods)
Para inscrição clique aqui
Data limite inscrição:
17 janeiro de 2018
Local: Campus Asprela | Sala 4.3

Para mais informações p.f. entre em contacto com a Gestão dos Serviços Académicos através de: E-mail: formacao.avancada@porto.ucp.pt ou pelo Telefone: 225580098.