Universidade Católica Portuguesa atribui Doutoramento Honoris Causa a Manuela Veloso

07.02.2020 15:30
Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

07.02.2020 15:30 Universidade Católica Portuguesa atribui Doutoramento Honoris Causa a Manuela Veloso Link: http:///pt/central-eventos/universidade-catolica-portuguesa-atribui-doutoramento-honoris-causa-manuela-veloso

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

A Universidade Católica Portuguesa, sob proposta da Escola Superior de Biotecnologia, vai atribuir o título de  Doutor Honoris Causa a Manuela Veloso, especialista mundial nas áreas da Robótica e Inteligência Artificial (IA) e diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P. Morgan Chase.

Manuela Veloso é uma referência mundial na área de inteligência artificial (AI). Formou-se em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lisboa, tendo posteriormente feito o mestrado em Ciência de Computadores (CS), na Boston University, e o doutoramento também em Ciência de Computadores na Carnegie Mellon University (CMU), após o qual ingressou na carreira académica no Departamento de Computer Science na mesma universidade.

Ao longo do seu percurso académico tem recebido várias distinções, incluindo a Finmeccanica Chair enquanto professora auxiliar, e a Herbert A. Simon Chair, que mantém, desde professora associada, e agora como professora catedrática. Foi eleita para a posição de University Professor, e foi Chefe do Departamento de Machine Learning. É membro do Conselho da Diáspora e colabora com investigadores portugueses no âmbito do programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Manuela Veloso é Fellow das associações profissionais da sua área, AAAI, AAAS, ACM, e IEEE. Foi Presidente do AAAI. Tem sido consistentemente convidada para palestrante em AI, tendo apresentado extensivamente o seu trabalho com impacto para uma grande variedade de audiências.

A cerimónia decorrerá durante as comemorações do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que se realiza a 7 de fevereiro pelas 15h30, no campus Porto da Universidade. Na cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Manuela Veloso, o elogio ficará a cargo de Isabel Braga da Cruz.

Partilhe/Share