Alunas da ESB conquistam Prémio no Ecotrophelia Portugal 2019

Foi com a criação do Insta Twice, uma sobremesa tipicamente Portuguesa, que uma equipa de estudantes da ESB alcançou o 3º prémio na Ecotrophelia Portugal. O produto pode ser descrito como uma sobremesa tradicional e rápida, junção da autenticidade do sabor tradicional com o dia-a-dia moderno”.

As Golden Girls, nome da equipa, inspiraram-se em sobremesas tradicionais portuguesas, a aletria e o arroz doce, para criarem o Insta Twice, uma sobremesa rápida que permite a junção da autenticidade do sabor tradicional com o dia-a-dia moderno. De referir, que esteve também a concurso o PlantCakes, desenvolvido por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que é um preparado em pó para panquecas enriquecido com farinha de leguminosas.

Desde 2008 sob a designação de Ecotrophelia, esta competição já mobilizou mais de 4000 estudantes, 500 instituições de ensino e 2000 empresas. O Prémio Ecotrophelia tem como ambição promover a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu. Este desígnio traduz-se na organização de competições nacionais e europeias, nas quais se integra o Prémio Ecotrophelia Portugal, promovido pela Portugal Foods desde 2017. O objetivo do concurso é o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador e sustentável, por uma equipa de alunos do ensino superior.

As vencedoras do 3º Prémio da Ecotrophelia Portugal 2019, fizeram o seu percurso académico na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Junho 2019

Outros artigos:
Produtos de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia são finalistas do Ecotrophelia 2019
Estudantes de Biotecnologia ganham final nacional do Ecotrophelia 2018