Antimicrobianos naturais na segurança e conservação de alimentos

Agentes antimicrobianos naturais como uma alternativa aos antimicrobianos químicos na segurança e conservação de alimentos

 

A qualidade microbiológica dos alimentos é um aspeto preocupante para a indústria alimentar, visto que a ação de microrganismos pode causar a deterioração dos alimentos e afetar a saúde dos consumidores. O uso de aditivos alimentares é essencial para a redução da carga microbiana dos alimentos.

Neste estudo foi testada a capacidade de três compostos naturais - quitosano, extrato etanólico de própolis e nisina - inibirem o crescimento de 32 microrganismos patogénicos (ou indicadores da presença de patogénicos), e foi comparada essa inibição com a obtida com o composto químico nitrito de sódio (usado na indústria alimentar).

Os resultados obtidos demonstram que os compostos avaliados têm capacidade inibitória contra vários microrganismos. Ainda foi possível verificar que estes compostos apresentaram um maior efeito inibitório que o nitrito de sódio.

Estes resultados posicionam os compostos estudados como "fortes candidatos" para garantir a segurança e conservação dos alimentos em alternativa aos antimicrobianos químicos convencionais.

O artigo é este:

Natural Antimicrobial Agents as an Alternative to Chemical Antimicrobials in the Safety and Preservation of Food Products. Joana Gomes, Joana Barbosa and Paula Teixeira. Current Chemical Biology, 2018.

e está online aqui: https://www.eurekaselect.com/node/162064/article/natural-antimicrobial-agents-as-an-alternative-to-chemical-an-timicrobials-in-the-safety-and-preservation-of-food-products

Partilhe/Share