Católica atribuiu Doutoramento Honoris Causa a Manuela Veloso

No dia em que a Universidade Católica Portuguesa comemorou o seu Dia Nacional, a Escola Superior de Biotecnologia atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Manuela Veloso, especialista mundial nas áreas da Robótica e Inteligência Artificial (IA) e diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P. Morgan Chase.

Durante o seu discurso de abertura, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa homenageou Manuela Veloso referindo:

Pela excelência e pioneirismo do seu trabalho na procura de um entendimento fecundo entre a máquina e o ser humano, pelo empenho no estruturar das relações entre a comunidade científica dos EUA e Portugal, pelo serviço à causa do bem comum, a Universidade Católica Portuguesa outorga-lhe hoje o grau de Doutora Honoris Causa pela Escola Superior de Biotecnologia.

 

 

No elogio enquanto madrinha, Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, referiu: “São inúmeras as competências profissionais e as qualidades humanas que, a par de um vasto conhecimento, caraterizam um laureado percurso internacional ao serviço da Ciência, da Academia e da Sociedade. (…) Em Manuela Veloso encontro uma académica de referência, uma mulher com uma enorme curiosidade, sempre na vanguarda do pensamento científico, e com uma rara capacidade de contagiar quem a rodeia - colegas, alunos, ou investigadores... (…) Estamos perante uma académica com provas dadas. Uma vida dedicada à inteligência artificial, à robótica, à aprendizagem automática, com um percurso singular, transversal, exemplar e invulgar que chegou a muitas partes do mundo. (…) Trabalha na vanguarda do conhecimento e na transferência do conhecimento de modo excecional. (…) É com profundo reconhecimento que a Universidade Católica Portuguesa, atribui à Professora Manuela Veloso o grau de Doutor Honoris Causa.

É uma honra contar com o seu nome entre os doutores honoris Causa desta Universidade.

A partir de hoje, a Professora Manuela Veloso, faz também parte desta casa!

Manuela Veloso agradeceu tão grande homenagem e deixou uma mensagem aos novos doutorados:
Não há maneira nenhuma mais de viver, senão viver cada dia com a mesma paixão e certeza e os resultados serão o que serão. Quando se está a fazer ciência não se pode estar sempre a fazer o que é a febre do dia, tem de se ter uma paixão quer seja moda quer não seja. As pessoas têm que ter uma direção. A Inteligência artificial hoje é moda, mas não o era há 20 ou 30 anos atrás. (…) Vivam uma vida familiar e uma vida de ciência.

O vídeo da Sessão está disponível aqui.

 

Media:

Portuguesa mestre em inteligência artificial recebe Doutoramento honoris causa
In DN Insider | 07.02.2020

Partilhe/Share