Cogumelos e insetos comestíveis no 6º Congresso Mundial do Microbiota

O 6º Congresso Mundial sobre "Targeting Microbiota" teve lugar dias 28 a 30 de outubro de 2018 na cidade do Porto e foi aí que dois alunos do Mestrado de Microbiologia Aplicada que desenvolvem investigação no grupo da Profª Manuela Pintado - a Célia Costa e o Nélson Carvalho (ver fotos) - apresentaram posters com os resultados obtidos durante as suas teses de mestrado. A Célia apresentou um trabalho que desenvolveu em conjunto com a empresa Mycology Research Laboratories (do Reino Unido) que contempla a análise do impacto de biomassa do cogumelo Coriolus versicolor sobre a microbiota humana.

Por sua vez o Nélson Carvalho mostrou o trabalho que realizou em colaboração com a Universidade de Reading (no âmbito do programa Erasmus) que visou caracterizar o impacto de farinha de insecto, uma fonte proteica alternativa emergente, sobre a microbiota humana.

A importância do equilíbrio microbiano no intestino humano e suas implicações para a saúde e bem estar é uma das maiores fronteiras do conhecimento atual. Na verdade o ser humano depende profundamente destes seres para digerir os alimentos, produzir certas vitaminas, modular o sistema imunitário, controlar agentes patogénicos, etc. Quando as coisas correm mal podem (aparentemente) surgir doenças graves, desde a obesidade ao autismo. O futuro deverá trazer um crescimento significativo do conhecimento nesta área.