Concurso para Bolsa de Investigação (Mestre) para projeto em extratos de microalgas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação-mestre, no âmbito do projeto "EXTRATOTECA - Extratos de microalgas com elevado valor acrescentado", cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas condições abaixo indicadas.

Área Científica: Biotecnologia e áreas afins

Requisitos de admissão: Os candidatos à bolsa de investigação deverão ser detentores de grau de Mestre nas áreas da Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Alimentar, Engª Química ou Química, com média de mestrado igual ou superior a 14 valores ou equivalente. É condição essencial que os candidatos tenham bom domínio da língua inglesa e tenham experiência de investigação, sendo dada preferência àqueles que tenham experiência na preparação, caracterização e/ou formulação fitoquímica de extratos de plantas/algas e sua conservação.

Plano de trabalhos: O presente projeto tem como objetivo a caracterização bioquímica de extratos de microalgas incluindo requisitos e protocolos de embalagem e conservação de formulações contendo extratos de microalgas visando a sua padronização e estabilização com vista à sua comercialização.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia, sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Morais e da Professora Doutora Alcina Bernardo.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração inicial de 12 meses, com início previsto em 1 de Novembro de 2019, em regime de exclusividade. A presente bolsa poderá ser alvo de renovação por igual período, não podendo ultrapassar a data de finalização do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 987,70 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, incluindo mérito curricular e mérito científico com a respetiva valoração de 40% e 60%. A decisão final, se necessário, poderá envolver entrevista com os candidatos melhor posicionados.

Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri: Professora Doutora Manuela Pintado, Vogais efetivos: Professora Doutor Rui Morais, Professora Doutora Alcina Bernardo: Suplente: Prof. Doutora Paula Teixeira.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada, por ordem de seriação dos candidatos legíveis, e afixada em local visível e público no placard da Direção de Recursos Humanos do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, sito no campus Foz, Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email bem como os restantes candidatos.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 de Outubro a 17 de Outubro de 2019 até às 24:00.

Para realizar a candidatura, será necessário o preenchimento do Formulário de Candidatura. Será necessário submeter os seguintes documentos:

1. Carta de motivação, onde se identifique o título e referência do projeto, descreva a motivação e objetivos profissionais do candidato;
  2. Curriculum Vitae detalhado (deverá conter todos os elementos que permitam avaliar os requisitos de admissão, nomeadamente, conhecimentos de línguas e experiência de investigação);
  3. Cópia dos certificados de habilitações conferentes de grau académico, onde constem as classificações finais *.
  4. Cópia de publicações científicas e de outros trabalhos que os candidatos considerem relevantes;
  5. Até três cartas de referência (opcional).

As candidaturas só estarão completas com a submissão de todos os documentos acima referidos. Serão consideradas candidaturas não elegíveis as que não preenchem os requisitos de admissão, entregues fora do prazo e as incompletas.

* A este propósito, caso o grau académico exigido neste concurso tenha sido conferido por uma instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto na legislação portuguesa em matéria de reconhecimento de graus estrangeiros, regulada pelo DL no 66/2018, de 16 de Agosto, devendo as formalidades estarem cumpridas até à data de termo do prazo da candidatura.

Contacto para esclarecimentos:
Direção de Recursos Humanos