Creme de Queijo Caprino com Xique-xique recebe distinção no Brasil

O Creme de Queijo Caprino com Xique-xique, um projeto de investigação desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia, foi distinguido com o Prémio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil. Este prémio visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base anterior ao evento.

Cientes dos benefícios e caraterísticas particulares do queijo caprino, um grupo de investigadores da Universidade Federal da Paraíba e da Escola Superior de Biotecnologia, desenvolveu uma patente que permite unir creme de queijo caprino com xique-xique. Os benefícios apresentados foram: baixo teor alergénico; fácil digestão; rico em minerais; capaz de agregar a funcionalidade das fibras da farinha da cactácea; e auxilia a diminuição da deficiência de minerais. (para mais informações consulte: link)

O processo de Creme de Queijo Caprino com Xique-xique foi desenvolvido por: Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado; Rita de Cássia Ramos do Egypto Queiroga; Maria Elieidy Gomes de Oliveira; Maria Manuela Estevez Pintado; Maria Teresa Bertoldo Pacheco; e Letícia Medeiros Cavalcante.

O Prémio Delby Fernandes de Medeiros distinguiu 79 pedidos de patentes e 17 programas de computador (96 invenções no total)

Dezembro de 2019