Equipas da ESB finalistas no Ecotrophelia 2018

O concurso Ecotrophelia distingue produtos alimentares eco-inovadores desenvolvidos por alunos do ensino superior. Em Portugal houve 16 candidaturas de 12 instituições de ensino, das quais 5 partiram de alunos da ESB. Após uma fase de seleção as "Bean Ready", "Nuvem de Kefir" e "Produtos Gama" da ESB integram as 10 equipas que passaram à final nacional do Prémio Ecotrophelia 2018. Destes 10, serão escolhidos os três melhores projetos - ouro, prata e bronze - premiados com dois mil, mil e 500 euros, respetivamente.

O projeto "Nuvem de Kefir" consiste num snack com uma textura cremosa e um toque de fruta, destinado ao consumo em forma de gelado ou mousse, que se afirma como uma fonte de probióticos e fibra. Já a equipa "Produtos Gama" sugere "Carrot 'n' Carob", uma mousse de cenoura e alfarroba - produto sem glúten, sem lactose, sem adição de açúcar e com alto teor em fibra - que pode ser consumida com uma colher comestível. Por último, o projeto "Bean Ready" propõe uma feijoada vegetariana pronta-a-comer confecionada com produtos tradicionais portugueses, com fibra, proteína e baixo colesterol.

A final do Ecotrophelia em Portugal e a cerimónia de entrega de prémios acontecem a 24 e 25 de maio, sendo que o vencedor irá representar Portugal no Ecotrophelia Europa, a 21 e 22 de outubro de 2018, em Paris.

Abaixo estão as equipas da ESB e seus produtos:

1 - Francisco Brandão, Inês Camboa e Maria Lapa - Nuvem de Kefir:

2 - Diogo Gonçalves, Inês Guedes, Joana Castro e Maria Fernandes - Carrot 'n' Carob

3 - Ana Rita Mendes, Ana Vilas Boas, Ariana Macieira e Patrícia Soares - Bean Ready (em colaboração com a Universidade do Minho)