ESB coordena projeto europeu AQUAVAL

Instalações do Grupo Tres Mares,
empresa de aquicultura parceira
do projeto AQUAVAL

O Projeto AQUAVAL visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o tratamento da água proveniente de instalações de aquicultura de água doce. As soluções tecnológicas serão combinadas de forma a obter um sistema de tratamento completo, para remover poluentes e valorizar efluentes seguindo o conceito da economia circular. A água resultante do sistema de tratamento deverá ter qualidade suficiente para ser reciclada / reutilizada na instalação de produção ou para ser descarregada nos cursos de água naturais.

Para além dos benefícios económicos, prevê-se uma redução do impacto ambiental, o que irá promover a perceção social das empresas de aquicultura. O projeto envolve três universidades (Universidade Católica Portuguesa-UCP, Universidade de Santiago de Compostela-USC, Universidade de Torino-DVS) e uma empresa de aquicultura (Grupo TresMares-GTM).

A reunião de lançamento dos projetos de investigação financiados no âmbito do concurso transnacional Water JPI teve lugar em Estocolmo (Suécia) no passado dia 6 de Abril.