ESB no projeto TRUE para promover o cultivo de leguminosas na Europa

Novo Projeto da UE promove o cultivo de leguminosas na Europa

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa integra o novo Projeto Europeu "TRUE" que pretende promover sistemas de agricultura sustentáveis ​​à base de leguminosas.

Leguminosas: uma cultura especial

As leguminosas são um tipo de cultura muito especial. São caracterizadas como uma fonte sustentável de alimentos, e altamente nutritivas. São "sustentáveis", uma vez que as leguminosas não requerem fertilizantes de azoto inorgânicos, e a esta poupança de recursos acrescem melhorias na qualidade do solo e aumento da produtividade total quando as leguminosas são implementadas em rotações de cultura modernas. As necessidades de azoto das leguminosas são providas naturalmente através de uma simbiose com bactérias do solo e nos nódulos das raízes das leguminosas.

Apesar dos seus benefícios, os sistemas baseados em leguminosas não são ainda adotados numa prática agrícola comum, devido em grande parte às dúvidas relacionadas com a sua rentabilidade. As leguminosas são cultivadas em apenas 2-3 por cento das terras aráveis ​​da EU tornando a UE altamente dependente das importações de leguminosas e de energia fóssil, que é necessária para a produção de fertilizantes azotados inorgânicos.

Mas um novo projeto Europeu pretende mudar este cenário. No projeto TRUE (Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa), 24 parceiros de 10 países europeus juntaram-se para explorar e desenvolver sistemas agrícolas e agropecuários sustentáveis ​​baseados nas leguminosas. O consórcio inclui não apenas investigadores de diferentes países, mas também empresas que operam em produção e processamento de leguminosas, sua comercialização e distribuição pelas cadeias alimentares.

A ESB-UCP ​​contribuirá para este projeto liderando o WP3, cujo objetivo é a avaliação nutricional e o desenvolvimento de produtos inovadores para alimentação humana e rações animais baseadas em leguminosas.

Inovação para produtos mais saudáveis ​​e lucrativos baseados em leguminosas
O projeto TRUE inova em toda a cadeia de valor - desde o desenvolvimento de novas práticas agrícolas, até ao uso de leguminosas como "fertilizantes vegetais" ou "fertilizantes vivos", testando novas tecnologias alimentares para melhorar a alimentação e a formulação de alimentos. As inovações para ração incluirão, por exemplo, o uso de tremoços e feijão para novos alimentos de aquacultura.

Projeto TRUE visa unir vertentes sociais, económicas e ecológicas
O TRUE quer aproveitar os benefícios e potenciais ambientais e sociais das leguminosas, por exemplo reduzindo as emissões de gases de efeito estufa prejudiciais ao meio ambiente e a poluição da água, bem como promover uma alimentação mais saudável com proteínas de alto valor, ao mesmo tempo que aumenta a competitividade comercial das leguminosas na UE. Serão propostas recomendações específicas para influenciar políticas relevantes, tais como a Política Agrícola Comum da UE.

O TRUE convida os interessados ​​em leguminosas a juntarem-se ao projeto para construir uma rede europeia para a promoção destas culturas.

Projeto TRUE – Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa.

A ESB-UCP  faz parte de um amplo consórcio europeu que obteve sucesso na concessão de um novo projeto de 5 milhões de euros, do programa Horizonte 2020 da UE "Segurança Alimentar Sustentável (SFS) - cadeias de valor de recursos resilientes e eficientes ". O projeto, com o acrónimo "TRUE" (Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa), envolve 24 parceiros de 10 países europeus - Croácia, Dinamarca, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal, Eslovênia e Espanha, Incluindo parceiros académicos e empresas que operam na produção e processamento de leguminosas, sua distribuição e comercialização.

Contatos na ESB-UCP
Marta W. Vasconcelos - mvasconcelos@porto.ucp.pt
Elisabete Pinto - epinto@porto.ucp.pt
Ana Gomes - amgomes@porto.ucp.pt

Para mais informações sobre TRUE, visite o site www.true-project.eu, ou facebook em @TrueLegumes, ou entre em contato com info@true-project.eu.

Foto do Consórcio na reunião de arranque do projeto