Escola Superior de Biotecnologia Marca Presença no Festival Aquaporto 2019

A Escola Superior de Biotecnologia marcou presença no festival Aquaporto 2019 que decorreu de 11 a 13 de outubro no Parque da Cidade do Porto, um evento que pretende sensibilizar a comunidade para a importância de preservar e proteger os recursos hídricos. A atividade levada a cabo nos 3 dias do festival teve como principal missão mostrar o papel crucial dos microrganismos na depuração da água.

Os visitantes puderam aprender, experimentando com simulações simples, os vários passos do tratamento das águas residuais numa estação de tratamento. O momento foi também aproveitado para sensibilizar acerca da importância de não descartar objetos e medicamentos no sistema de saneamento. O entusiasmo entre os visitantes mais novos foi grande. Aos visitantes mais crescidos foi dado a conhecer os novos sistemas de tratamento de efluentes municipais e industriais com que a ESB trabalha, caracterizados por uma menor pegada ecológica possível através de menor uso de recursos, essencialmente de energia e de espaço. Ao longo destes três dias foi entusiasmante a interação dos investigadores Irina Moreira, Ana Paulo, Ana Oliveira, Ana Couto, Catarina Miranda e Martim Cardador, do laboratório de Biotecnologia Ambiental e Recursos do CBQF, que assim veem a sua ciência do quotidiano contribuir para a educação ambiental dos mais novos e para a literacia científica da sociedade em geral, em prol da sustentabilidade.

Outubro 2019