Escola de Verão discute resistência a antibióticos

Estudantes de Doutoramento da Alemanha, Áustria, Chipre, Espanha, Israel, Itália, Portugal e Brasil reunem-se em julho de 2017 na ESB, para discutir a problemática da resistência a antibióticos em águas residuais, bem como para refletir sobre a importância do empreendedorismo na valorização da investigação científica. Durante o curso, os estudantes são conduzidos num processo de aprendizagem baseada em problemas, tendo como objetivo a elaboração de um conjunto de recomendações sobre a avaliação do papel das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na propagação ou mitigação da resistência a antibióticos. Além disso, refletirão sobre um plano de negócios que envolve o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de tratamento de efluentes.

Este curso insere-se no projecto europeu ANSWER - "ANtibioticS and mobile resistance elements in WastEwater Reuse applications: risks and innovative solutions" H2020-MSCA-ITN-2015/675530, e é uma co-organização da ESB e da empresa Adventech, especializada em ETARs industriais (Unidades de Tratamento de Efluentes Industriais Líquidos) e Unidades de Tratamento de Efluentes Industriais Gasosos, ambas parceiras no projeto ANSWER.