Estudo analisa impacto do consumo de leguminosas na saúde

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica no Porto tem em curso um estudo científico inovador denominado “Impulse: Impact of a PULSE-based partial replacement diet on metabolome and health.” Integrado num projeto de Doutoramento em Biotecnologia, a decorrer na ESB em parceria com a Universidade de Aveiro, este estudo resulta da necessidade global da adoção de sistemas de produção e consumo alimentares mais sustentáveis, quer do ponto de vista ambiental quer do ponto de vista de saúde das populações.

No âmbito deste projeto procuram-se voluntários interessados em participar num estudo científico com o objetivo de avaliar os benefícios do consumo de leguminosas na saúde humana. A participação é totalmente voluntária, gratuita e terá lugar nas instalações da Escola Superior de Biotecnologia da católica no Porto. A participação implica o consumo diário de uma refeição vegetariana à base de leguminosas, ao longo de um período de 8 semanas consecutivas (5 vezes por semana; de segunda a sexta-feira). Assim, durante este período, poderá usufruir gratuitamente da refeição do almoço, nas instalações do Kitchen lab da ESB. Durante esse período faremos a recolha de algumas amostras biológicas (sangue, urina, fezes) e aplicaremos alguns questionários para nos permitir responder às nossas perguntas de investigação.

São critérios de inclusão neste estudo:

• Ser homem ou mulher (exclusão: gravidez ou amamentação)
  • Ter 18-45 anos
  • Ser saudável (ausência de patologias crónicas, alergias ou intolerâncias alimentares)
  • Não ser vegetariano(a)

Todos os potenciais voluntários passarão por um breve processo de seleção, de modo a confirmar o cumprimento dos critérios de participação descritos em cima.

Refira-se que o IMPULSE foi desenvolvido seguindo os princípios éticos para a investigação clínica, segundo os princípios da Declaração de Helsínquia, e foi sujeito à avaliação e aprovação por parte de uma comissão de ética de referência. Os interessados em fazer parte deste estudo podem submeter candidatura até 28 de setembro, através do link.

Setembro 2018