EXTRATOTECA - Microalgas com Elevado Valor Acrescentado

English version available here »»

EXTRATOTECA - Microalgas com Elevado Valor Acrescentado é um projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que se destina a criar um banco de extratos de microalgas com representatividade à escala mundial. A Extratoteca irá incluir extratos de cerca de 1500 microalgas já identificadas por instituições portuguesas e poderá incluir no seu catálogo extratos validados por parceiros à escala mundial.

O trabalho inicial irá incidir sobre um conjunto de extratos de microalgas isolados a partir de 30 espécies das quais 15 já são usadas comercialmente e outras 15 já estão isoladas mas não são rentabilizadas industrialmente. Para cada espécie serão testadas várias tecnologias de produção e pelo menos cinco processos de extração. Procuram-se extratos com atividade biológica relevante para os mercados-alvo da saúde, cosmética, alimentação humana e animal e dos fertilizantes.

Este projeto é um esforço conjunto de várias entidades: a empresa A4F coordena e os parceiros incluem o CIIMAR, o Politécnico do Porto, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, para além da ESB. Os trabalhos, que se iniciaram em novembro de 2019, vão desenvolver-se até 2022. Na ESB a pesquisa vai ser orientada pelo investigador sénior Prof. Rui C Morais que trabalha já há cerca de 25 anos nesta área.