Faleceu o Professor Milton Costa, Microbiólogo da Universidade de Coimbra

É com profundo pesar que a ESB - Escola Superior de Biotecnologia tomou conhecimento do falecimento hoje, 8 de janeiro de 2019, do Professor Catedrático reformado Doutor Milton Simões da Costa, de 71 anos de idade. A sua especialidade enquanto cientista era a microbiologia de organismos extremófilos (que vivem em ambientes anormalmente quentes, ácidos, salinos, etc). Nesta área a sua influência atravessou continentes e abrangeu vastas áreas do saber.

Ao longo da sua carreira ocupou lugares de destaque, como a presidência da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e da Federação Europeia das Sociedades Microbiológicas (FEMS), tendo sido o primeiro e único português a presidir à Comissão Internacional de Sistemática de Procariotas. Provas de reconhecimento público vieram por exemploatravés do Prémio Carreira Nicolau van Uden, concedido pela SPM, ou do prémio Universitatis Lodziensis Amico, pela Universidade de Lodz na Polónia.

O Professor Milton esteve na ESB em maio de 2012 com a palestra " O que é um extremófilo? Se é que é alguma coisa...", mas o seu contacto com a faculdade vinha desde a sua fundação, para a qual contribuiu generosamente com o seu tempo e conhecimento. Neste momento de tristeza e perda a ESB apresenta condolências à família e a todos os investigadores que com ele tiveram o privilégio de conviver.