Final nacional das Olimpíadas de Biotecnologia 2019

Cerca de 900 participantes do ensino secundário de todo o país disputaram entre fevereiro e maio de 2019 as XIV Olimpíadas de Biotecnologia, organizadas pela Escola Superior de Biotecnologia da Católica (ESB) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia. Após duas eliminatórias, realizadas localmente, 51 selecionados em representação de 21 escolas convergiram para a final que teve lugar ao longo do dia 17 de maio nas instalações da ESB. A avaliação incluiu um teste escrito e uma prova oral individual, ambas versando múltiplos ângulos das grandes temáticas da biotecnologia: ambiente, saúde e alimentação. Além disso os finalistas tiveram a oportunidade de realizar pequenas atividades laboratoriais sobre segurança alimentar.

Entre outras curiosidades ficaram a saber porque é que os ovos flutuam, os perigos microbianos escondidos no sushi e aprenderam a detetar as mãos mal lavadas com fluorescência. Os três grandes vencedores receberam uma máquina fotográfica (1º lugar), um tablet com teclado (2º lugar) e uma impressora portátil (3º lugar). Na foto abaixo, da esquerda para a direita, estão o António Pedro Ferreira da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, que ficou em primeiro, a Marília Tavares Araújo do Agrupamento de Escolas Soares Basto de Oliveira de Azeméis, que ficou em terceiro, e o Gonçalo Santana Cristo da Escola Secundária António Gedeão em Almada, que ficou em segundo. Parabéns aos participantes e a todos os professores que tornaram possível mais uma edição memorável das Olimpíadas de Biotecnologia!

Maio 2019