Métodos Científicos Computacionais e Matemáticos para a Ciência e Indústria Alimentar

 

O projeto em Métodos Científicos Computacionais e Matemáticos para a Ciência e Indústria Alimentar - FoodMC reúne mais de 100 cientistas e profissionais do domínio agro-alimentar, num total de 26 países. Este projeto tem como principal objetivo apoiar o setor alimentar a encarar futuros desafios nas áreas da produção e processamento, adotando métodos de modelagem e otimização provenientes da Matemática e Ciência da Computação.

Nos últimos anos a indústria agro-alimentar tem enfrentado desafios sem precedentes, principalmente ao nível da segurança alimentar e das alterações climáticas. Além disso, o processamento tem que adotar e cumprir várias regulamentações que visam a redução de resíduos, a reutilização de subprodutos, o abaixamento do consumo de energia e eliminação do impacto ambiental. Estes objetivos exigentes só podem ser alcançados através da inovação e adaptação adequada de atividades de transformação alimentar. Nesse sentido o desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais pode ajudar à otimização, garantindo os atuais níveis de qualidade e disponibilidade de alimentos.

À medida que os desafios para a indústria se tornam cada vez mais urgentes, a cooperação entre a indústria agro-alimentar e a matemática aplicada torna-se também ela cada vez mais urgente. O objetivo desta ação COST é precisamente a criação de uma comunidade de cientistas e profissionais de ambos os domínios, estimulando o desenvolvimento de métodos, modelos funcionais, softwares ou tecnologias que orientem a indústria de processamento de alimentos em relação aos grandes desafios do futuro.

O FoodMC, que iniciou as suas atividades em Abril de 2016, é coordenado pelo Dr. Alberto Tonda do INRA, França. O grupo da Professora Cristina Silva é um dos dois grupos portugueses que integram o Management Committee desta ação COST e que, durante os próximos quatro anos, irá tentar ajudar a gerar progressos significativos no domínio do processamento alimentar, em particular ao nível da segurança alimentar e da sustentabilidade, através do uso de modelagem.

O COST é um programa europeu de cooperação internacional que tem como missão o apoio a atividades de investigação através do estínulo à cooperação e interação entre investigadores. As ações COST possibilitam assim, avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, contribuindo para o fortalecimento da Europa como líder em I&DT.

Partilhe/Share