Participação na Noite dos Investigadores - Ciência à moda do Norte

O grupo de biomateriais da ESB esteve presente no evento Ciência à Moda do Norte, organizado pela Inova+ no dia 30 de Setembro de 2016, no Pavilhão Rosa Mota (Porto).

Este conjunto de atividades teve lugar graças ao projeto "Noite dos Investigadores", uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska Curie do programa H2020 e que acontece todos os anos nas principais cidades Europeias. O objetivo é celebrar a ciência e aproximar investigadores e cidadãos.

No Pavilhão Rosa Mota estiveram presentes 70 escolas e mais de 5.000 alunos e professores, para além de 2.500 visitantes. Estavam disponíveis 55 atividades, com 200 investigadores e cerca de 100 voluntários. O evento contemplou ainda uma ação de formação: "Comunicação de Ciência", ministrada pela comunicadora e cientista Catarina Amorim da Universidade de Oxford.

A atividade da ESB intitulou-se "Biomedicina: uma nova rota para seda" e foi coordenada pela Professora Ana Leite Oliveira, tendo sido dinamizada pelas alunas Ana Fernandes, Catarina Geão, Gabriela Madanços, Sandra Borges e Sara Baptista da Silva. Dos 65 inquéritos preenchidos sobre este trabalho, 90% indicaram um elevado grau de satisfação com a interação.

Globalmente a "Ciência à moda do Norte" constituiu uma experiência única, que contribuiu para a divulgação dos trabalhos de investigação em curso no Porto e Noroeste e estimulou a sua integração no dia-a-dia escolar.