Produtos de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia são finalistas do Ecotrophelia 2019

Dois produtos apresentados por equipas de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia – o InstaTwice e o PlantCakes - estão entre os dez finalistas do Prémio Ecotrophelia Portugal 2019, um prémio que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar.

A equipa Golden Girls, composta por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia, apresentou o InstaTwice de Arroz Doce e Aletria, uma sobremesa tradicional e rápida que permite a junção da autenticidade do sabor tradicional com o dia-a-dia moderno.

O PlantCakes, desenvolvido por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é um preparado em pó para panquecas enriquecido com farinha de leguminosas, denominado. “Basta adicionar água e um pouco de óleo a este preparado para obter panquecas saudáveis, com baixo teor de gorduras saturadas, de açúcares e de sal, mas ricas em fibras e fonte de proteínas,” refere Beatriz Silva membro da equipa. Esta formulação inovadora é equilibrada do ponto de vista nutricional e, uma vez que a fonte de proteínas é de origem totalmente vegetal, é adequada para todo o tipo de consumidores, desde crianças, a adultos com as mais variadas dietas e estilos de vida (incluindo celíacos e vegans). Este produto inovador foi desenvolvido no âmbito do projeto Europeu TRUE, que visa valorizar e aumentar o consumo de leguminosas na Europa.

Este ano, a terceira edição do Ecotrophelia em Portugal teve 20 produtos a concurso, de dez categorias diferentes, envolvendo 11 instituições do ensino superior. A equipa vencedora, que será conhecida a 21 de maio, irá representar Portugal no ECOTROPHELIA Europe, que terá lugar nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, Alemanha. O Ecotrophelia é um prémio europeu presente em 17 países e que conta já com 19 edições. Em 2018, uma equipa de alunas da Escola Superior de Biotecnologia venceu a final nacional do Ecotrophelia 2018 com a feijoada vegetariana "Bean Ready".

Maio 2019