Profª Cristina Silva no Management Committee da Ação COST "EUROCAROTEN"

A ação COST "EUROCAROTEN" iniciou as suas atividades em Abril de 2016 e durante quatro anos irá contar com uma rede europeia multidisciplinar de investigadores de 34 países. O objetivo do EUROCAROTEN é melhorar a competitividade da indústria agro-alimentar europeia e promover a saúde através da coordenação da investigação sobre carotenóides.

Os carotenóides são pigmentos versáteis que podem ser usados como corantes naturais, antioxidantes, fontes de vitamina A e ingredientes funcionais. Dos mais de 750 carotenóides conhecidos apenas dez estão a ser cuidadosamente estudados, o que representa um vasto potencial em termos de novos conhecimentos a nível científico, tecnológico e socio-económico.

Como resultado, a aplicação de novas tecnologias e/ou alimentos de alta qualidade, bem como o estabelecimento de recomendações nutricionais de promoção da saúde irão ser estabelecidas. Esta ação COST pretende contribuir para melhorar a saúde pública e reduzir os custos relacionados com doenças graves.

O EUROCAROTEN é coordenado pelo Professor Antonio J. Meléndez Martínez da Universidade de Sevilha, Espanha. O grupo da Professora Cristina Silva é um dos dois grupos portugueses que integram o Management Committee desta ação COST. É também o coordenador de divulgação desta ação e, nesse sentido, já colocou online o respetivo website com toda a informação sobre parceiros, objetivos e atividades.

O COST é um programa europeu de cooperação internacional que tem como missão o apoio a atividades de investigação através do estínulo à cooperação e interação entre investigadores. As ações COST possibilitam assim, avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, contribuindo para o fortalecimento da Europa como líder em I&DT.