Projeto “ReStoragePear" | COMPETE 2020

O setor da pêra Rocha lida com o desafio levantado pela proibição da União Europeia do uso do antioxidante "difenilamina" (DPA), sem o qual a conservação total da pera armazenada é reduzida para três meses.

O projeto “ReStoragePear - Desenvolvimento de estratégias na prevenção do escaldão superficial e acastanhamento interno na pêra Rocha e garantia da qualidade no armazenamento de longo prazo” pretende dar uma resposta a esta clara oportunidade de mercado, assegurando a qualidade dos frutos no armazenamento de longo prazo.

A investigação e desenvolvimento deste projeto inovador está a ser desenvolvido por um consórcio constituído pela Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval - COOPVAL, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e a Universidade de Aveiro (UA).

O projeto ReStoragePear foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Empresarial na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 572 mil euros, o que resultou num Incentivo FEDER de 404 mil euros.

Saiba mais aqui