Projetos de estudantes na final dos Health INNOVAtion Awards

Dois projetos desenvolvidos por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Católica foram selecionados para a final dos Health INNOVAtion Awards, um acelerador de ideias que promove a inovação no setor da Saúde, que se realiza a 22 de setembro de 2020.

Sob orientação do docente Pedro Rodrigues, os estudantes do Mestrado em Engenharia Biomédica - Gabriel Silva e Marco Alves -, desenvolveram o projeto NeuroSDR - Software para deteção rápida e precoce das doenças de Alzheimer e Parkinson através da análise de sinais EEG. As doenças neurodegenerativas, como por exemplo a doença de Alzheimer (DA) e a doença de Parkinson (DP), são as principais causas de demência nos idosos. Este tipo de doenças provoca morte celular, o que pode ter impacto na memória, no pensamento cognitivo e nas funções motoras. Especificamente, 75% dos casos de demência a nível mundial advêm destas duas doenças. Atualmente não existe um método “in vivo” capaz de, por si só, conseguir um diagnóstico preciso da DA e DP nas suas fases iniciais. Estas doenças não têm cura, por conseguinte, o diagnóstico precoce tem um papel fundamental dado que possibilita o retardar dos sintomas através da aplicação de terapias e tratamentos. Os métodos de diagnóstico clínico recomendados para a deteção precoce de doenças neurodegenerativas não são 100% fiáveis e representam elevados custos, custos estes que podem ser reduzidos com a utilização de um exame low-cost como o Eletroencefalograma (EEG). Daí, o surgimento do projeto NeuroSDR - Software para deteção rápida e precoce das doenças de Alzheimer e Parkinson através da análise de sinais EEG - uma tecnologia acessível, baseada em algoritmos pioneiros de Processamento de Sinal e de Inteligência Artificial (AI), com elevadas taxas de precisão de diagnóstico nos estágios iniciais da DA e DP comparativamente com o estado da arte.

As estudantes do 2º ano da Licenciatura em Bioengenharia - Ana Catarina Lopes Ramos, Ana Sofia Fontes da Silva, Áurea Filipa Oliveira Covas, Maria Inês Silva Lopes da Fonte, Simone Conceição da Costa Sá​ – desenvolveram a σAPP  - SIGnal Monitoring Analysis APP for cardiac diseases, um sistema capaz de analisar um conjunto de parâmetros fundamentais na vida de qualquer pessoa que tenha problemas cardíacos. Através desta aplicação para smartphone é possível medir de uma forma segura e rápida o nível de oxigénio, a pressão arterial, temperatura ou frequência respiratória. Um projeto também orientado pelo docente Pedro Rodrigues.

Setembro 2020