Química verde da ESB em destaque internacional

Um trabalho do grupo do Prof. António Rangel realizado em colaboração com o Laboratório de hidrobiologia e ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto resultou num artigo-capa da revista científica internacional Analytical Methods da Royal Society of Chemistry.

O artigo descreve uma nova metodologia para a determinação multi-paramétrica de iões à base de azoto (nitrato, nitrito de amónio) e fosfato para avaliar a qualidade da água utilizando Análise por Injecção Sequencial (SIA).

A determinação dos parâmetros mencionados permite estabelecer a relação N:P para uma determinada amostra de água, parâmetro essencial de controlo de qualidade ambiental. A metodologia SIA desenvolvida apresenta como principais vantagens a automatização da determinação bem como a sua realização em tempo real. Além disso trata-se de uma tecnologia de "química verde" pois minimiza de forma muito significativa a utilização de reagente e a produção de resíduos.

Tanto quanto sabemos foi a primeira vez que uma mesma metodologia descreve a quantificação de vários parâmetros como nitrito, nitrato, amónio/amónia e fosfato num tempo de análise de quatro horas. Trata-se de uma melhoria impressionante sobre os procedimentos clássicos (cerca de um dia e meio). Esta metodologia foi aplicada à monitorização sazonal de águas balneares e provou ser altamente eficaz, tendo sido realizada a quantificação em todas as estações.

Neste tipo de monitorização é necessário que a metodologia seja eficaz mesmo com alteração de variáveis como diferenças de marés, temperatura da água, fontes de stresses antropológicos externos e volume de chuva, entre outras. A robustez da metodologia descrita torna a monitorização da qualidade ambiental das águas balneares em tempo útil, o que é muito importante dado o seu impacto direto na saúde humana com consequente impacto na opinião pública e na economia. Possuir procedimentos de vigilância mais eficientes permite um melhor controlo da qualidade da água e diminui o tempo de resposta em caso de poluição. Adicionalmente, com a quantificação multi-paramétrica, é possível inferir qual a potencial fonte de contaminação.