Sessão de encerramento do Programa de Mentorado “Senhor Comendador Arménio Miranda”

No âmbito da parceria entre a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e a Frulact, vários estudantes de doutoramento da ESB participaram no programa de mentorado “Senhor Comendador Arménio Miranda”. No dia 19 de outubro realizou-se a cerimónia de encerramento do Programa, com a entrega de um primeiro prémio e de uma menção honrosa a dois dos 5 projetos finalistas.

O primeiro prémio foi atribuído à estudante de doutoramento Tânia Isabel Bragança Ribeiro cujo projeto versa o “desenvolvimento e caraterização funcional dos ingredientes do bagaço de azeitona: Bioatividade e possível aplicação como filmes edíveis bioativos”. Manuela Pintado (ESB-UCP), João Miguel Almeida Nunes (BLC3) e António Augusto Vicente foram os seus supervisores. A menção honrosa foi entregue a Catarina Pereira de Melo Vila Real, cujo projeto permite a “caracterização nutricional, físico-química, microbiológica e sensorial de dois cereais africanos fermentados e funcionais, e a sua estabilidade durante o armazenamento”. A acompanhar este projeto estiveram os investigadores Ana Maria Gomes e Elisabete Cristina Bastos Pinto, da ESB-UCP.

Durante o programa de mentorado, que abrangeu 5 dos 21 projetos submetidos a candidatura, os alunos de doutoramento tiveram a oportunidade de interagir com o fundador da Frulact, Senhor Comendador Arménio Miranda. De referir que, para participar no programa, os estudantes submeteram a informação dos seus projetos, nomeadamente: tema, plano de projeto de investigação e respetivos entregáveis, e também breve descrição do impacto previsto do programa no projeto.

De acordo com o júri que avaliou e selecionou os dois projetos distinguidos, os trabalhos selecionados estavam alinhados com os eixos de conhecimento estratégicos da Frulact e abrangiam desde novas tecnologias, métodos e aplicações de biologia molecular e novos produtos e processos para diferenciação nutricional, sensorial, saúde e bem-estar.

A cerimónia de encerramento do programa de Mentorado “Senhor Comendador Arménio Miranda” decorreu no Frutech, Centro de IDI da Frulact. A Comissão de avaliação final dos projetos era composta por: Comendador Arménio Miranda (fundador da Frulact), João Miranda (CEO da Frulact), Isabel Vasconcelos (diretora da ESB-UCP), Freni Trafaria (professor convidado da ESB-UCP) e Pilar Morais (diretora de Inovação da Frulact).

Novembro de 2018