Tese sobre “Desenvolvimento de Scaffolds a base de hidroxiapatita e Gomas Naturais” recebe prémio

Marcus Vinicius Beserra dos Santos, que desenvolveu o seu doutoramento na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Federal do Piauí (Brasil), foi distinguido com o prémio de melhor tese de doutoramento da Universidade Federal do Piauí, no Brasil. “Desenvolvimento de Scaffolds a base de hidroxiapatita e Gomas Naturais” foi o tema do trabalho distinguido.

A hidroxiapatite, HAp, está entre os principais biomateriais utilizados para preenchimento e regeneração de tecido ósseo, uma vez que constitui o principal componente deste tecido. A inovação no estudo desenvolvido pelo investigador Marcus Vinicius dos Santos prende-se com a síntese laboratorial de uma hidroxiapatite com propriedades mecânicas melhoradas através do “dopping” com um elemento que lhe confere também potencial anti-bacteriano, o Cério. Foi possível ainda combinar este composto com biopolímeros de fonte renovável (gomas gelana e de cajueiro), formando compósitos inovadores. Os testes celulares in vitro revelaram que os materiais apresentam uma excelente biocompatibilidade, estando aptos a serem testados in vivo, em aplicações relacionadas com a regeneração do tecido ósseo.

Este doutoramento foi acompanhado pela investigadora Ana Leite Oliveira, do Laboratório de Biomateriais e Tecnologia Biomédica do CBQF (ESB/UCP), e pelo investigador Edson da Silva Filho, da Universidade Federal do Piauí.

Fevereiro 2020