Um aditivo é...

 

Um aditivo é "uma substância que se adiciona aos alimentos para os conservar ou para lhes melhorar o sabor, a textura, ou a aparência."

Quando um aditivo é aprovado para utilização em alimentos é-lhe atribuída a letra E, associada a um número de três ou quatro algarismos. Os  corantes, por exempo, vão do E 100 ao E 199, os conservantes são os que começam por E 200, e os antioxidantes estão nos trezentos.

Se alguns aditivos podem tornar os alimentos mais seguros, e se muitos são substâncias naturais, como a Vitamina C, que é o E 300, ou o ácido cítrico, que é um constituinte natural de citrinos e tem o E 330, outros apenas são utilizados para tornar os alimentos mais atraentes.

Assim, consulte o rótulo e selecione os alimentos com menos aditivos. Porquê comprar um alimento vermelho se puder comprar um branco sem a adição de corantes?

>Nota: Esta nota faz parte de uma série de textos informativos escritos pelos docentes/investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e não representa necessariamente a opinião da instituição.

Partilhe/Share