Docentes

Alcina Bernardo

abmorais@porto.ucp.pt

É coordenadora do Mestrado em Engenharia Alimentar desde 2006 e Professora Auxiliar desde 1990, na Escola Superior de Biotecnologia. Licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1985. Obteve o mestrado (em 1986) e o doutoramento (em 1990) em Engenharia dos Processos Alimentares na École Nationale Supérieure des Industries Agricoles et Alimentaires, em Massy, França.

A sua atividade docente centra-se em diversas unidades curriculares de engenharia e tecnologia alimentar e pós-colheita. Os seus interesses na área da investigação incluem a secagem de produtos alimentares, focando a modelação dos processos e a sua otimização, atendendo à qualidade; e a tecnologia pós-colheita, incidindo na avaliação e na otimização da qualidade de hortofrutícolas frescos ou minimamente processados, mediante a aplicação de várias tecnologias de conservação, bem como o projeto da embalagem.

 

ORCID

Ana Gomes

amgomes@porto.ucp.pt

É Professora Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia e integra o seu centro de investigação. É licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra (1990) e doutorou-se em 1999 em Biotecnologia (especialidade em Ciência e Tecnologia Alimentar) pela Universidade Católica Portuguesa. Tem a seu cargo disciplinas da área da Farmacodinamia e Nutrição e da Bioquímica.

Os seus interesses científicos incluem alimentos funcionais e compostos bioativos, uso de probióticos e bactérias do ácido lático enquanto produtoras de compostos bioativos, valorização de subprodutos alimentares, tecnologias de proteção como micro- e nanoencapsulação, tecnologia dos laticínios e melhoramento de produtos láticos tradicionais.

 

ORCID

Ana Leite Oliveira

aloliveira@porto.ucp.pt

Ana Leite Oliveira licenciou-se pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Em 2002 obteve o grau de Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais na Universidade do Minho em colaboração com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, Madrid) na área dos Biomateriais. Terminou o seu doutoramento pela Universidade do Minho em colaboração com a empresa Depuy Orthopaedics, Inc. (Johnson & Johnson, USA) onde desenvolveu novos revestimentos em próteses ortopédicas. Iniciou o seu projeto de pós-doutoramento com um convite para colaborar com a Tufts University, Boston, EUA.

Presentemente, é investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina e regente das disciplinas de Biomateriais lecionadas à Licenciatura em Bioengenharia e ao Mestrado em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Biotecnologia.

ORCID

António César Ferreira

asferreira@porto.ucp.pt

António César da Silva Ferreira doutorou-se em Ciências Biológicas e Médicas, na Universidade de Bordeaux II, em 1998.

É Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Stellenbosch na África do Sul. É também investigador no Centro de Biotecnologia e Química Fina, onde tem desenvolvido a sua atividade de investigação em quimiometria. Leciona diferentes disciplinas relacionadas com métodos instrumentais na Escola Superior de Biotecnologia e na Universidade de Stellenbosch.

ORCID

António Rangel

arangel@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Química na Universidade do Porto, em 1985, e doutorou-se em Biotecnologia (especialidade em Química) na Universidade Católica Portuguesa, em 1991. É Professor Catedrático da Escola Superior de Biotecnologia.

Leciona várias disciplinas de Química Básica e Analítica. Interessa-se por automatização e miniaturização de análises químicas e bioquímicas, com ênfase no desenvolvimento de sistemas de fluxo para análises nas áreas alimentar, ambiental e saúde. Tem exercido vários cargos de gestão, e.g. coordenador de licenciatura, membro da Direção da Escola Superior de Biotecnologia (vários mandatos), Diretor do Centro de Biotecnologia e Química Fina (vários mandatos) e Diretor Adjunto para a Investigação do Centro Regional do Porto da UCP.

ORCID

Célia Manaia

cmanaia@porto.ucp.pt

Licenciada em Bioquímica e com Doutoramento em Microbiologia, ambos pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Auxiliar com Agregação na Escola Superior de Biotecnologia, tendo a seu cargo disciplinas nas áreas da Genética e da Microbiologia. Os seus interesses de investigação envolvem o estudo da diversidade e ecologia bacteriana, em particular de zonas sujeitas à ação humana. Ao longo dos últimos anos tem vindo a estudar a dispersão ambiental de bactérias resistentes a antibióticos.

Coordenadora da Licenciatura em Microbiologia, Coordenadora do 2º Ciclo de Estudos, membro da Direção da ESB (até 2017), Vice-Presidente para a Investigação e Internacionalização do Centro Regional do Porto da UCP.

ORCID

Conceição Hogg

mhogg@porto.ucp.pt

Doutorou-se pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar da Universidade de Reading, no Reino Unido, depois de se ter licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto.

É Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia desde 1991 e tem a seu cargo várias disciplinas de Engenharia e Ciência e Tecnologia Alimentar. Os seus interesses incluem tecnologias de processamento alimentar e transformações químicas e bioquímicas dos alimentos.

ORCID

Cristina L. M. Silva

clsilva@porto.ucp.pt

É Professora Associada na Escola Superior de Biotecnologia, desde 2007. A sua formação de base é em Engenharia Química, com doutoramento em Biotecnologia – especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar. Os seus interesses científicos incluem as áreas da Qualidade e Segurança Alimentar, com ênfase especial na modelação matemática e otimização de processos. É docente de unidades curriculares de Processamento Alimentar e Fenómenos de Transporte.
Coordenou diversos projetos internacionais, presidiu à ISEKI Food Association, é membro do comité executivo da EFFoST – European Federation of Food Science and Technology e do Comité de Educação da IUFoST – International Union of Food Science and Technology. Coordena atualmente o doutoramento em Biotecnologia e preside ao Conselho Pedagógico da ESB.

ORCID

Eduardo Luís Cardoso

ecardoso@porto.ucp.pt

Doutorado em Inovação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2004), onde também obteve o Mestrado em Informática Industrial - Engenharia Eletrotécnica, iniciou a sua formação superior na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Engenharia Química (1986). É Professor na Escola Superior de Biotecnologia na área da Inovação e investigador integrado no Centro de Investigação CBQF-Laboratório Associado, sendo membro da sua Direção. Assume ainda as funções de Coordenador da área da Transferência de Conhecimento e Empreendedorismo que incluem a Estratégia SpinLogic para o Empreendedorismo e a Gestão e Valorização de Propriedade Intelectual.

Coordenou técnica e cientificamente vários projetos nacionais e internacionais em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, incluindo um projeto no âmbito do Programa Europeu de I&DT (FP5) e, atualmente, vários projetos Portugal 2020 de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. É cofundador de uma empresa de soluções para a área das Análises Laboratoriais (iSens, Lda).

ORCID

Elisabete Pinto

epinto@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 2003 e doutorou-se em Saúde Pública na mesma Universidade em 2010. É, desde 2008, Professora Auxiliar Convidada na Escola Superior de Biotecnologia, onde leciona várias unidades curriculares na área da Nutrição e Saúde Pública, e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e no Instituto de Saúde Pública da UP.

É responsável pela orientação de alunos de vários ciclos de estudos. As suas áreas de investigação centram-se na Epidemiologia Nutricional, na Nutrição Comunitária e na Nutrição no Ciclo de Vida. Tem participado e sido coordenadora na ESB de vários projetos de investigação nacionais e internacionais. É coordenadora da licenciatura em Ciências da Nutrição da Escola Superior de Biotecnologia e cocoordenadora dos cursos de Pós-graduações em "Nutrição e envelhecimento" e "Nutrição pediátrica: da conceção à adolescência".

ORCID

Fatima Poças

mpocas@porto.ucp.pt

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em Embalagem na School of Packaging da Michigan State University e doutorada em Biotecnologia, especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Docente das disciplinas de Embalagem e membro integrado do Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF/Laboratório Associado.
 
Os interesses de investigação incluem processos de transferência de massa aplicados à embalagem, vida-útil de alimentos e avaliação da segurança de materiais em contacto. É coordenadora do Centro de Qualidade e Segurança Alimentar (CINATE) desde 2013 e coordenadora do Laboratório de Embalagem (Laboratório Nacional de Referência) desde 1990.

ORCID

Francisco Campos

fcampos@porto.ucp.pt

É licenciado em Microbiologia (1996) e doutorado em Biotecnologia (especialidade em Microbiologia, 2009), ambos pela Universidade Católica Portuguesa.

É atualmente Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia, onde leciona disciplinas nas áreas da Micologia e da Química. É coordenador do curso de Pós-Graduação em Enologia. A sua área de investigação abrange a Ciência do Vinho e a Microbiologia Aplicada.

Freni Tavaria

ftavaria@porto.ucp.pt

Licenciada em Biologia (1992) e Mestre em Microbiologia (1995) pela Texas A&M University (Estados Unidos), o seu doutoramento em Biotecnologia foi atribuído pela Universidade Católica Portuguesa, onde ocupa atualmente o lugar de Professora Auxiliar Convidada. Leciona nas áreas da Cultura Celular, Imunologia e Microbiologia.

Os seus interesses de investigação focam-se no uso tópico de probióticos na pele e potenciais aplicações de antimicrobianos nas áreas alimentar e da saúde.

Isabel Vasconcelos

ivasconcelos@porto.ucp.pt

É doutorada (1991) e mestre (1987) em Biotecnologia pelo Institut National des Sciences Apliquées de Toulouse e licenciada (1984) em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e atualmente Diretora desta Escola. Integra a direção da ESB-UCP desde 1998 como Diretora Adjunta para a Divisão Académica; anteriormente foi Diretora da Licenciatura em Microbiologia e Coordenadora dos Estudos Pós-Graduados da ESB-UCP.

Leciona disciplinas nas áreas dos bioprocessos e da microbiologia industrial. Os seus interesses de investigação focam-se na fisiologia microbiana e no desenvolvimento de processos biológicos, nomeadamente no que respeita ao controlo dos fluxos metabólicos de carbono e energia, às modificações dos perfis de fermentação dos microrganismos e à síntese de moléculas com interesse industrial.

ORCID

João Paulo Ferreira

jpferreira@porto.ucp.pt

Doutorado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos) em Engenharia Bioquímica (1993) e Engenheiro Químico pela Universidade do Porto (1987).É Professor Auxiliar e tem à sua responsabilidade disciplinas nas áreas de Projeto de Engenharia Biomédica, Ciências de Engenharia e Bioquímica.

É coordenador do Mestrado em Engenharia Biomédica e da especialidade correspondente na Licenciatura em Bioengenharia. Além disso tem desenvolvido projetos em produção de anticorpos recombinantes, tecnologia de libertação controlada e química de proteínas aplicada. Já publicou vários artigos e recursos pedagógicos em bioquímica e termodinâmica - nesta última área publicou igualmente um livro.

ORCID

José António Couto

jcouto@porto.ucp.pt

Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (1988) e doutorado em Biotecnologia (especialidade em Microbiologia) pela Universidade Católica Portuguesa.

É Professor Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia. Além de lecionar disciplinas nas áreas da Biologia e da Microbiologia, desenvolve investigação em microbiologia do vinho, segurança alimentar e diversidade, taxonomia e fisiologia de microrganismos alimentares. É coordenador do Mestrado em Microbiologia.

ORCID

Manuela Pintado

mpintado@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto e doutorou-se em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Enquanto Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia trabalha no interface da Microbiologia com a Saúde. Tem desenvolvido numerosos projetos de I&D+I (com empresas e instituições científicas nacionais e internacionais) nas áreas da valorização de subprodutos e resíduos, produção e caraterização de compostos bioativos, alimentos funcionais e antimicrobianos naturais.

É Diretora do Centro de Investigação CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina.

ORCID

Margarida Silva

msilva@esb.ucp.pt

Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1986. O seu mestrado e doutoramento em Biologia Molecular foram realizados na Universidade de Cornell (Estados Unidos).

É Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia e interessa-se pela área do ambiente e sustentabilidade, lecionando igualmente disciplinas de comunicação e de pensamento crítico. É coordenadora das atividades de divulgação de ciência dirigidas a escolas e à sociedade em geral.

ORCID

Marta Vasconcelos

mvasconcelos@porto.ucp.pt

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa e pelo International Rice Research Institute (IRRI), nas Filipinas. De 2003-2008 foi Investigadora Associada no Children's Nutrition Research Center, Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos. É docente e investigadora na Escola Superior de Biotecnologia e coordena o grupo de investigação PlanTech. Os seus interesses na investigação focam-se principalmente na área da nutrição de plantas e da genética, mas também no stress biótico e abiótico em espécies agronómicas e florestais.

É editora chefe da revista Frontiers in Plant Nutrition e faz parte do Seminário de Jovens Cientistas da Academia das Ciências de Lisboa. É membro do International Plant Nutrition Council e atualmente integra a Direção do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

ORCID

Paula Castro

plcastro@porto.ucp.pt

Doutorada em Engenharia Bioquímica pela University College London (1994), iniciou a sua formação superior na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se licenciado em Engenharia Alimentar (1989).
É Professora Catedrática na Escola Superior de Biotecnologia, onde é membro da Direção, e coordena a formação de 1º ciclo e a licenciatura em Bioengenharia.

É responsável por disciplinas das áreas da bioengenharia e microbiologia, com especial enfoque em tecnologia e sustentabilidade. Os seus interesses de investigação incidem na biotecnologia ambiental cruzando diferentes áreas, desde a agroalimentar à saúde e bem-estar, em temáticas como a biodegradação de poluentes, tecnologias de tratamento e valorização de águas residuais e subprodutos da indústria, fitorremediação, e desenvolvimento de bioinóculos para o sector agroflorestal.

ORCID

Paula Teixeira

pcteixeira@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Engenharia Alimentar e doutorou-se em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Auxiliar, investigadora e coordenadora do Mestrado em Biotecnologia e Inovação e da Pós-Graduação em Segurança Alimentar.

Leciona nas áreas da Microbiologia Alimentar e da Segurança Alimentar. As suas publicações versam a segurança alimentar microbiana, fatores de virulência em patogénios alimentares, Listeria monocytogenes e listeriose, Campylobacter spp. e campilobacteriose, caracterização microbiana, melhoramento tecnológico de alimentos tradicionais, agentes de bioconservação e preservação de bactérias do ácido lático.

ORCID

 

Pedro Carvalho

prcarvalho@porto.ucp.pt

Professor Auxiliar da ESB desde 2016. Licenciou-se em Ciências da Nutrição em 2009 pela FCNAUP e finalizou o doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição em 2015 pela FCUP/FCNAUP. Foi de 2009 a 2017 nutricionista no Futebol Clube do Porto e é igualmente professor auxiliar convidado no ISMAI e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

É o autor das rubricas "Dicionário dos Alimentos" e "Mitos que Comemos" no Público Life&Style, tenho lançado os livros "50 Super Alimentos (+10!)" em 2012 e "Os Mitos que Comemos" em 2016. Atualmente é consultor nutricional na SONAE e é nutricionista no Centro de Inovação Médica, onde acompanha vários atletas.

ORCID

Rui Morais

rcmorais@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto em 1985 e doutorou-se em Ciências Naturais pela Universität des Saarlandes, na Alemanha. Enquanto Professor Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia leciona disciplinas nas áreas da Química Orgânica, Toxicologia, e Química e Estrutura de Alimentos e coordena há mais de 10 anos o European M.Sc in Food Science, Technology and Nutrition - SEFOTECH.NUT.

Desenvolve investigação em Biotecnologia de microalgas e outros recursos biológicos, tendo em vista a produção e extração de compostos químicos e a sua valorização económica.

ORCID

Tim Hogg

thogg@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Bioquímica e Microbiologia pela London University (1984) e doutorou-se em Ciência e Tecnologia Alimentar na Universidade de Reading (1989), ambas no Reino Unido. Atualmente é Professor Associado com Agregação em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia (em tempo parcial) e leciona nas áreas da Microbiologia e da Segurança Alimentar. As suas atividades de investigação no Centro de Biotecnologia e Química Fina focam-se na Microbiologia de Vinhos e nas Ciências Enológicas. Ao longo do tempo tem tido várias funções de coordenação e gestão nas áreas de Ciência Enológica e da Segurança Alimentar.

Foi membro da Direção da Escola Superior de Biotecnologia (vários mandatos) e Diretor-Adjunto para a área de Extensão, Diretor do Centro de Biotecnologia e Química Fina (vários mandatos) e é atualmente investigador coordenador e responsável da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho (Innov Vine and Wine) da UTAD.

ORCID

Partilhe/Share