Docentes

Alcina Bernardo

abmorais@porto.ucp.pt

Docente da Escola Superior de Biotecnologia desde 1985, é atualmente Professora Associada e Coordenadora do Mestrado em Engenharia Alimentar. Licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1985. Obteve o mestrado (em 1986) e o doutoramento (em 1990) em Engenharia dos Processos Alimentares na École Nationale Supérieure des Industries Agricoles et Alimentaires, em Massy, França.

A sua atividade docente centra-se em diversas unidades curriculares de engenharia e tecnologia alimentar e pós-colheita. Os seus interesses na área da investigação incluem a secagem de produtos alimentares, focando a modelação dos processos e a sua otimização, atendendo à qualidade; e a tecnologia pós-colheita, incidindo na avaliação e na otimização da qualidade de hortofrutícolas frescos ou minimamente processados, mediante a aplicação de várias tecnologias de conservação, bem como o projeto da embalagem.

 

ORCID

Ana Gomes

amgomes@porto.ucp.pt

É Professora Associada da Escola Superior de Biotecnologia e integra o seu centro de investigação. É licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra (1990) e doutorou-se em 1999 em Biotecnologia (especialidade em Ciência e Tecnologia Alimentar) pela Universidade Católica Portuguesa. Tem a seu cargo disciplinas da área da Farmacodinamia e Nutrição e da Bioquímica.

Os seus interesses científicos incluem alimentos funcionais e compostos bioativos, uso de probióticos e bactérias do ácido lático enquanto produtoras de compostos bioativos, valorização de subprodutos alimentares, tecnologias de proteção como micro- e nanoencapsulação, tecnologia dos laticínios e melhoramento de produtos láticos tradicionais.

 

ORCID

Ana Leite Oliveira

aloliveira@porto.ucp.pt

Ana Leite Oliveira licenciou-se pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Em 2002 obteve o grau de Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais na Universidade do Minho em colaboração com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, Madrid) na área dos Biomateriais. Terminou o seu doutoramento pela Universidade do Minho em colaboração com a empresa Depuy Orthopaedics, Inc. (Johnson & Johnson, USA) onde desenvolveu novos revestimentos em próteses ortopédicas. Iniciou o seu projeto de pós-doutoramento com um convite para colaborar com a Tufts University, Boston, EUA.

Presentemente, é investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina e regente das disciplinas de Biomateriais lecionadas à Licenciatura em Bioengenharia e ao Mestrado em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Biotecnologia.

ORCID

António César Ferreira

asferreira@porto.ucp.pt

António César da Silva Ferreira doutorou-se em Ciências Biológicas e Médicas, na Universidade de Bordeaux II, em 1998.

É Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Stellenbosch na África do Sul. É também investigador no Centro de Biotecnologia e Química Fina, onde tem desenvolvido a sua atividade de investigação em quimiometria. Leciona diferentes disciplinas relacionadas com métodos instrumentais na Escola Superior de Biotecnologia e na Universidade de Stellenbosch.

ORCID

António Rangel

arangel@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Química na Universidade do Porto, em 1985, e doutorou-se em Biotecnologia (especialidade em Química) na Universidade Católica Portuguesa, em 1991. É Professor Catedrático da Escola Superior de Biotecnologia.

Leciona várias disciplinas de Química Básica e Analítica. Interessa-se por automatização e miniaturização de análises químicas e bioquímicas, com ênfase no desenvolvimento de sistemas de fluxo para análises nas áreas alimentar, ambiental e saúde. Tem exercido vários cargos de gestão, e.g. coordenador de licenciatura, membro da Direção da Escola Superior de Biotecnologia (vários mandatos), Diretor do Centro de Biotecnologia e Química Fina (vários mandatos) e Diretor Adjunto para a Investigação do Centro Regional do Porto da UCP.

ORCID

Célia Manaia

cmanaia@porto.ucp.pt

Licenciada em Bioquímica e com Doutoramento em Microbiologia, ambos pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Associada com Agregação na Escola Superior de Biotecnologia, tendo a seu cargo disciplinas nas áreas da Genética e da Microbiologia. Os seus interesses de investigação envolvem o estudo da diversidade e ecologia bacteriana, em particular de zonas sujeitas à ação humana. Ao longo dos últimos anos tem vindo a estudar a dispersão ambiental de bactérias resistentes a antibióticos.

Coordenadora da Licenciatura em Microbiologia, Coordenadora do 2º Ciclo de Estudos, membro da Direção da ESB (até 2017), Vice-Presidente para a Investigação e Internacionalização do Centro Regional do Porto da UCP.

ORCID

Conceição Hogg

mhogg@porto.ucp.pt

Doutorou-se pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar da Universidade de Reading, no Reino Unido, depois de se ter licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto.

É Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia desde 1991 e tem a seu cargo várias disciplinas de Engenharia e Ciência e Tecnologia Alimentar. Os seus interesses incluem tecnologias de processamento alimentar e transformações químicas e bioquímicas dos alimentos.

ORCID

Cristina L. M. Silva

clsilva@porto.ucp.pt

É Professora Associada na Escola Superior de Biotecnologia, desde 2007. A sua formação de base é em Engenharia Química, com doutoramento em Biotecnologia – especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar. Os seus interesses científicos incluem as áreas da Qualidade e Segurança Alimentar, com ênfase especial na modelação matemática e otimização de processos. É docente de unidades curriculares de Processamento Alimentar e Fenómenos de Transporte.
Coordenou diversos projetos internacionais, presidiu à ISEKI Food Association, é membro do comité executivo da EFFoST – European Federation of Food Science and Technology e do Comité de Educação da IUFoST – International Union of Food Science and Technology. Coordena atualmente o doutoramento em Biotecnologia e preside ao Conselho Pedagógico da ESB.

ORCID

Eduardo Luís Cardoso

ecardoso@porto.ucp.pt

Doutorado em Inovação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2004), onde também obteve o Mestrado em Informática Industrial - Engenharia Eletrotécnica, iniciou a sua formação superior na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Engenharia Química (1986). É Professor na Escola Superior de Biotecnologia na área da Inovação e investigador integrado no Centro de Investigação CBQF-Laboratório Associado, sendo membro da sua Direção. Assume ainda as funções de Coordenador da área da Transferência de Conhecimento e Empreendedorismo que incluem a Estratégia SpinLogic para o Empreendedorismo e a Gestão e Valorização de Propriedade Intelectual.

Coordenou técnica e cientificamente vários projetos nacionais e internacionais em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, incluindo um projeto no âmbito do Programa Europeu de I&DT (FP5) e, atualmente, vários projetos Portugal 2020 de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. É cofundador de uma empresa de soluções para a área das Análises Laboratoriais (iSens, Lda).

ORCID

Elisabete Pinto

epinto@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 2003 e doutorou-se em Saúde Pública na mesma Universidade em 2010. É, desde 2008, Professora Auxiliar Convidada na Escola Superior de Biotecnologia, onde leciona várias unidades curriculares na área da Nutrição e Saúde Pública, e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e no Instituto de Saúde Pública da UP.

É responsável pela orientação de alunos de vários ciclos de estudos. As suas áreas de investigação centram-se na Epidemiologia Nutricional, na Nutrição Comunitária e na Nutrição no Ciclo de Vida. Tem participado e sido coordenadora na ESB de vários projetos de investigação nacionais e internacionais. É coordenadora da licenciatura em Ciências da Nutrição da Escola Superior de Biotecnologia e cocoordenadora dos cursos de Pós-graduações em "Nutrição e envelhecimento" e "Nutrição pediátrica: da conceção à adolescência".

ORCID

Fátima Poças

mpocas@porto.ucp.pt

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em Embalagem na School of Packaging da Michigan State University e doutorada em Biotecnologia, especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Docente das disciplinas de Embalagem e membro integrado do Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF/Laboratório Associado.
 
Os interesses de investigação incluem processos de transferência de massa aplicados à embalagem, vida-útil de alimentos e avaliação da segurança de materiais em contacto. É coordenadora do Centro de Qualidade e Segurança Alimentar (CINATE) desde 2013 e coordenadora do Laboratório de Embalagem (Laboratório Nacional de Referência) desde 1990.

ORCID

Freni Tavaria

ftavaria@porto.ucp.pt

Licenciada em Biologia (1992) e Mestre em Microbiologia (1995) pela Texas A&M University (Estados Unidos), o seu doutoramento em Biotecnologia foi atribuído pela Universidade Católica Portuguesa, onde ocupa atualmente o lugar de Professora Auxiliar Convidada. Leciona nas áreas da Cultura Celular, Imunologia e Microbiologia.

Os seus interesses de investigação focam-se no uso tópico de probióticos na pele e potenciais aplicações de antimicrobianos nas áreas alimentar e da saúde.

Isabel Vasconcelos

ivasconcelos@porto.ucp.pt

É doutorada (1991) e mestre (1987) em Biotecnologia pelo Institut National des Sciences Apliquées de Toulouse e licenciada (1984) em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Professora Associada da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e atualmente Diretora desta Escola. Integra a direção da ESB-UCP desde 1998 como Diretora Adjunta para a Divisão Académica; anteriormente foi Diretora da Licenciatura em Microbiologia e Coordenadora dos Estudos Pós-Graduados da ESB-UCP.

Leciona disciplinas nas áreas dos bioprocessos e da microbiologia industrial. Os seus interesses de investigação focam-se na fisiologia microbiana e no desenvolvimento de processos biológicos, nomeadamente no que respeita ao controlo dos fluxos metabólicos de carbono e energia, às modificações dos perfis de fermentação dos microrganismos e à síntese de moléculas com interesse industrial.

 


 

M. Isabel A. M. Vasconcelos graduated in Chemical Engineering at the University of Porto, Portugal, in 1984, and got her M.Sc. and Ph.D. degrees in Biotechnology, option Microbiology, from the Institut National des Sciences Apliquées de Toulouse – France, in 1987 and 1991 respectively.

Currently she holds an appointment as Associate Professor at the Faculty of Biotechnology - Universidade Católica Portuguesa.  She is a member of the Board of the Faculty of Biotechnology since 1998 and currently she holds an appointment as Dean.

Her research interests include: microbial physiology (anaerobic bacteria physiology, yeasts physiology), namely focused on metabolic fluxes control, modification of fermentation patterns, synthesis of molecules with potential high value; development of biological processes for degradation of by-products or residues; synthesis of secondary metabolites by yeasts and bacteria.

She coordinated and participated in several externally funded national and European research projects in the field of industrial microbiology. She also supervised several externally funded research fellowships, including successfully concluded PhD theses and MSc theses. She published scientific papers in international peer-reviewed journals, was invited to give several lectures and participated in numerous national and international scientific meetings.

 

Publications:

Lage, P., Barbosa, C., Mateus, B., Vasconcelos, I., Mendes-Faia, A., Mendes-Ferreira, A. (2014) H. guilliermondii impacts growth kinetics and metabolic activity of S. cerevisiae: The role of initial nitrogen concentration. International Journal of Food Microbiology, 172:  62–69. doi: 10.1016/j.ijfoodmicro.2013.11.031. Q1

Mendes, F., González-Pajuelo, M., Cordier, H., François, J.M., Vasconcelos, I. (2011) 1,3-Propanediol production in a two-step process fermentation from renewable feedstock. Applied Microbiology and Biotechnology, 92: 519-527. doi: 10.1007/s00253-011-3369-1. Q1

Moreira, N., Guedes de Pinho, P., Santos, C., Vasconcelos, I. (2011) Relationship between nitrogen content in grapes and volatiles, namely heavy sulphur compounds, in wines. Food Chemistry, 126: 1599–1607. doi:10.1016/j.foodchem.2010.12.030. Q1

Moreira, N., Pina, C., Mendes, F., Couto, J. A., Hogg, T., Vasconcelos, I.  (2011) Volatile compounds contribution of Hanseniaspora guilliermondii and Hanseniaspora uvarum during red wine vinifications. Food Control, 22: 662-667. doi:10.1016/j.foodcont.2010.07.025. Q1

Moreira, N., Guedes de Pinho, P., Santos, C., Vasconcelos, I. (2010) Volatile sulphur compounds composition of monovarietal white wines. Food Chemistry, 123: 1198–1203. doi:10.1016/j.foodchem.2010.05.086. Q1

João Paulo Ferreira

jpferreira@porto.ucp.pt

Doutorado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos) em Engenharia Bioquímica (1993) e Engenheiro Químico pela Universidade do Porto (1987).É Professor Auxiliar e tem à sua responsabilidade disciplinas nas áreas de Projeto de Engenharia Biomédica, Ciências de Engenharia e Bioquímica.

É coordenador do Mestrado em Engenharia Biomédica e da especialidade correspondente na Licenciatura em Bioengenharia. Além disso tem desenvolvido projetos em produção de anticorpos recombinantes, tecnologia de libertação controlada e química de proteínas aplicada. Já publicou vários artigos e recursos pedagógicos em bioquímica e termodinâmica - nesta última área publicou igualmente um livro.

ORCID

José António Couto

jcouto@porto.ucp.pt

Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (1988) e doutorado em Biotecnologia (especialidade em Microbiologia) pela Universidade Católica Portuguesa.

É Professor Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia. Além de lecionar disciplinas nas áreas da Biologia e da Microbiologia, desenvolve investigação em microbiologia do vinho, segurança alimentar e diversidade, taxonomia e fisiologia de microrganismos alimentares. É coordenador do Mestrado em Microbiologia.

ORCID

Manuela Pintado

mpintado@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto e doutorou-se em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Enquanto Professora Associada na Escola Superior de Biotecnologia trabalha no interface da Microbiologia com a Saúde. Tem desenvolvido numerosos projetos de I&D+I (com empresas e instituições científicas nacionais e internacionais) nas áreas da valorização de subprodutos e resíduos, produção e caraterização de compostos bioativos, alimentos funcionais e antimicrobianos naturais.

É Diretora do Centro de Investigação CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina.

ORCID

Margarida Silva

msilva@esb.ucp.pt

Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1986. O seu mestrado e doutoramento em Biologia Molecular foram realizados na Universidade de Cornell (Estados Unidos).

É Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia e interessa-se pela área do ambiente e sustentabilidade, lecionando igualmente disciplinas de comunicação e de pensamento crítico. É coordenadora das atividades de divulgação de ciência dirigidas a escolas e à sociedade em geral.

ORCID

Marta Vasconcelos

mvasconcelos@porto.ucp.pt

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa e pelo International Rice Research Institute (IRRI), nas Filipinas. De 2003-2008 foi Investigadora Associada no Children's Nutrition Research Center, Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos. É docente e investigadora na Escola Superior de Biotecnologia e coordena o grupo de investigação PlanTech. Os seus interesses na investigação focam-se principalmente na área da nutrição de plantas e da genética, mas também no stress biótico e abiótico em espécies agronómicas e florestais.

É editora chefe da revista Frontiers in Plant Nutrition e faz parte do Seminário de Jovens Cientistas da Academia das Ciências de Lisboa. É membro do International Plant Nutrition Council e atualmente integra a Direção do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

ORCID

Paula Castro

plcastro@porto.ucp.pt

Doutorada em Engenharia Bioquímica pela University College London (1994), iniciou a sua formação superior na Universidade Católica Portuguesa, tendo-se licenciado em Engenharia Alimentar (1989). É Professora Catedrática na Escola Superior de Biotecnologia, onde é membro da Direção, e coordena a formação de 1º ciclo e a licenciatura em Bioengenharia.

É responsável por disciplinas das áreas da bioengenharia e microbiologia, com especial enfoque em tecnologia e sustentabilidade. Os seus interesses de investigação incidem na biotecnologia ambiental cruzando diferentes áreas, desde a agroalimentar à saúde e bem-estar, em temáticas como a biodegradação de poluentes, tecnologias de tratamento e valorização de águas residuais e subprodutos da indústria, fitorremediação, e desenvolvimento de bioinóculos para o sector agroflorestal.

ORCID

Paula Teixeira

pcteixeira@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Engenharia Alimentar e doutorou-se em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Associada, investigadora e coordenadora do Mestrado em Biotecnologia e Inovação e da Pós-Graduação em Segurança Alimentar.

Leciona nas áreas da Microbiologia Alimentar e da Segurança Alimentar. As suas publicações versam a segurança alimentar microbiana, fatores de virulência em patogénios alimentares, Listeria monocytogenes e listeriose, Campylobacter spp. e campilobacteriose, caracterização microbiana, melhoramento tecnológico de alimentos tradicionais, agentes de bioconservação e preservação de bactérias do ácido lático.

ORCID

 

Pedro Carvalho

prcarvalho@porto.ucp.pt

Professor Auxiliar da ESB desde 2016. Licenciou-se em Ciências da Nutrição em 2009 pela FCNAUP e finalizou o doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição em 2015 pela FCUP/FCNAUP. Foi de 2009 a 2017 nutricionista no Futebol Clube do Porto e é igualmente professor auxiliar convidado no ISMAI e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

É o autor das rubricas "Dicionário dos Alimentos" e "Mitos que Comemos" no Público Life&Style, tendo lançado os livros "50 Super Alimentos (+10!)" em 2012 e "Os Mitos que Comemos" em 2016. Atualmente é consultor nutricional na SONAE e é nutricionista no Centro de Inovação Médica, onde acompanha vários atletas.

ORCID

Rui Morais

rcmorais@porto.ucp.pt

Docente da Escola Superior de Biotecnologia desde 1985, é atualmente Professor Associado e Coordenador do Mestrado Europeu BiFTec. Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto em 1985 e doutorou-se em Ciências Naturais pela Universität des Saarlandes, na Alemanha em 1990.
 
Atualmente leciona, entre outras, as disciplinas de Química Orgânica, Toxicologia, e Química e Estrutura de Alimentos e coordenou durante 10 anos o European M.Sc in Food Science, Technology and Nutrition - SEFOTECH.NUT. Desenvolve investigação em Biotecnologia de Microalgas e outros recursos biológicos, tendo em vista a produção e extração de compostos químicos e a sua valorização económica.

ORCID

Tim Hogg

thogg@porto.ucp.pt

Licenciou-se em Bioquímica e Microbiologia pela London University (1984) e doutorou-se em Ciência e Tecnologia Alimentar na Universidade de Reading (1989), ambas no Reino Unido. Atualmente é Professor Associado com Agregação em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia (em tempo parcial) e leciona nas áreas da Microbiologia e da Segurança Alimentar. As suas atividades de investigação no Centro de Biotecnologia e Química Fina focam-se na Microbiologia de Vinhos e nas Ciências Enológicas. Ao longo do tempo tem tido várias funções de coordenação e gestão nas áreas de Ciência Enológica e da Segurança Alimentar.

Foi membro da Direção da Escola Superior de Biotecnologia (vários mandatos) e Diretor-Adjunto para a área de Extensão, Diretor do Centro de Biotecnologia e Química Fina (vários mandatos) e é atualmente investigador coordenador e responsável da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho (Innov Vine and Wine) da UTAD.

ORCID

Partilhe/Share