Apresentação

 

O Projeto Lab2Business é um projeto de transferência e valorização económica de conhecimento científico e tecnológico para o setor agroalimentar, baseado nos projetos e respetivos 'outputs' de I&D e nos curricula de estudos avançados, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Universidade Católica Portuguesa no Porto – Escola Superior de Biotecnologia (UCP-ESB).

 

A valorização económica da investigação desenvolvida pelos centros de investigação da UTAD e da UCP-ESB - e respetivos programas de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento, de programas de Formação Especializada com e para a Indústria, e de Programas Internacionais orientados para o setor Agroalimentar - irá seguramente promover inovação sustentável e gerar valor na cadeia produtiva alimentar.

O setor Agroalimentar ocupa hoje um espaço relevante na economia europeia e nacional. Com uma evolução considerável em Inovação, Investigação e Tecnologias nos últimos anos, tem vindo a apostar na adequação ao gosto dos consumidores, no processamento mais saudável e na apresentação mais atrativa dos produtos, tornando-os assim mais competitivos.

Com uma estratégia concertada na transferência de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) e de Inovação dos centros de investigação das duas instituições promotoras para as empresas agroalimentares, alavanca-se, de modo direto, a criação de valor e de sinergias dessas empresas com outras entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SCT).

Este projeto inclui ações articuladas e associadas à participação em redes nacionais e internacionais, a saber:

  • pelo relacionamento com entidades de investimento em conhecimento e novas tecnologias no setor, mantendo as empresas ao corrente de novos projetos e seus resultados;
  • pela inclusão de investigadores na relação direta com a indústria e com o mercado - Bolseiros, Mestrandos, Doutorandos e Pós Doutorandos - criando uma cultura de inovação através da organização de eventos dirigidos - Dia da Inovação, Jornadas Universidade-Indústria, Workshops Temáticos, Fóruns C&T, entre outros modelos;
  • pelo apoio e consultadoria em Patentes de Invenção (PI);
  • pela disponibilização de um Programa de Pré-Aceleração de Ideias baseadas em Conhecimento (3 meses) para estimular novas ideias de negócio e elevar a quantidade/qualidade de projetos empresariais na relação com o mercado, seja em oportunidades de empreendedorismo, seja para revitalizar o próprio tecido empresarial.

O projeto procura igualmente um posicionamento internacional da região na fileira do Agroalimentar, através das várias atividades de networking transnacionais. Além disso, integrará um conselho consultivo composto por peritos, oriundos de outros centros de transferência de conhecimento especializado, de referência na Europa (Wageningen) e na América Latina.

 

Projeto em Co-Promoção:

 

Financiamento: