AQUAVAL – VALORIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA NA AQUACULTURA UTILIZANDO SISTEMAS MULTITRÓFICOS

O Projeto AQUAVAL visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o tratamento da água proveniente de instalações de aquicultura de água doce.

O sistema pressupõe a utilização de organismos de diferentes níveis tróficos: bactérias, microalgas e bivalves. As soluções tecnológicas serão combinadas de forma a obter um sistema de tratamento completo, para remover poluentes e valorizar efluentes seguindo o conceito da economia circular. A água resultante do sistema de tratamento deverá ter qualidade suficiente para ser reciclada/reutilizada na instalação de produção ou para ser descarregada nos cursos de água naturais. O sistema de tratamento irá incluir a aplicação da tecnologia de grânulos aeróbios combinada com outros processos, tais como grânulos anammox ou microalgas. A água resultante será encaminhada para uma unidade de filtração de bivalves, a fim de melhorar a eficiência de depuração do sistema proposto, os mesmos serão valorizados para diferentes aplicações. Neste passo de depuração de água serão usados bivalves adultos mas, também poderão ser usadas espécies ameaçadas de mexilhões de água doce, promovendo assim a biodiversidade e a conservação de espécies ameaçadas. A validação à escala piloto permitirá avaliar o desempenho económico, ambiental e de produção do sistema. Para além dos benefícios económicos, prevê-se uma redução do impacto ambiental, o que irá promover a perceção social das empresas de aquicultura.

Imagem:
Destaque:
Solução biotecnológica para o tratamento de água em instalações de aquacultura de água doce
Palavras-Chave:
Tratamento de Efluentes, Biotecnologia, Aquacultura, Água Doce, Economia Circular
Programa:
Water JPI; FCT
Promotores/Parceiros:
Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa (Coordenador); Grupo Três Mares; Universidade de Santiago de Compostela-USC; Universidade de Torino-DVS.
Orçamento Global:
€ 187 225,03
Contactos:
Catarina Amorim; Paula Castro
camorim@porto.ucp.pt; plcastro@porto.ucp.pt
Telefone:
+351 22 5580001; +351 22 5580097
Data de Execução:
2017-2020
Ficha do Projeto:
Categoria:

LAB2BUSINESS - VALORIZAÇÃO ECONÓMICA PARA O SETOR AGROALIMENTAR

O projeto Lab2Business promove a transferência e valorização económica de conhecimento científico e tecnológico para o sector agroalimentar, baseado nas capacidades especializadas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Católica Portuguesa no Porto - Escola Superior de Biotecnologia, envolvendo centros de investigação e unidades de estudos avançados.

Com o presente projeto pretende-se reforçar a transferência de conhecimento e tecnologia para o setor empresarial agroalimentar promovendo-se, desta forma, a criação de valor e a criação de sinergias com Entidades do SCT. O Sector Agroalimentar constitui um espaço relevante da economia europeia e nacional, tendo sofrido nos últimos anos uma evolução considerável, adaptando produtos ao gosto dos consumidores ao mesmo tempo que procurava processá-los de forma mais saudável e apresentando características inovadoras de modo a torná-los mais competitivos.

O projeto está baseado na procura de um posicionamento internacional da região na área do Agroalimentar com uma internacionalização presente nas várias das atividades, e apoiado num conselho consultivo que pretendemos baseado em peritos de centros de transferência de conhecimento especializados na área da Europa (Wageningen) e América Latina. É ainda um objetivo subjacente de contribuir para a sustentação das capacidades de Investigação e Inovação no sector Agroalimentar baseado na intervenção num eixo especializado na área entre a UCP-ESB e a UTAD.

Imagem:
Destaque:
Reforço da transferência de conhecimento e tecnologia para o setor empresarial agroalimentar promovendo-se, desta forma, a criação de valor e a criação de sinergias com Entidades do SCT
Palavras-Chave:
Empreendedorismo, Transferência de Conhecimento, Agroalimentar, Inovação, Investigação
Programa:
Norte2020
Promotores/Parceiros:
Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Coordenador)
Orçamento Global:
€ 286 188,92