Enquadramento

O crescimento progressivo, rápido e irreversível da população de idosos em Portugal e no mundo urge um alargar e aprofundar de conhecimentos relativos a esta faixa etária em duas vertentes: a da prevenção de doenças e promoção do estado geral de saúde por um lado como a das ações nutricionais, terapêuticas e reabilitação por outro. Pressupondo-se que o maior desafio do envelhecimento populacional relaciona-se com o viver mais com qualidade, é necessário implementar estratégias adequadas no campo das ciências da nutrição e alimentação.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, assume-se como Instituição de referência no panorama nacional e internacional na área alimentar. Na sua procura incessante de satisfazer reconhecidas necessidades e orientações neste setor e subsetores afins, foi lançada em 2013/2014 a 1ª Edição da Pós-Graduação em Nutrição e Envelhecimento, que tem decorrido anualmente desde então. O programa modular do curso procura desenvolver competências que permitam o enquadramento dos conhecimentos científicos fundamentais no exercício profissional especializado numa sociedade cada vez com mais idosos, servindo-se para tal, da formação científica dos formadores e da experiência enquanto profissionais em atividade no setor.

Aos formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação é ainda aberta a possibilidade de prosseguir os seus estudos para Mestrado.