Doutoranda recebe bolsa COST Short Term Scientific Mission

Beatriz Bernardes, aluna de doutoramento da Escola Superior de Biotecnologia, está a desenvolver trabalho de investigação na Faculdade de Farmácia - Universidade de Santiago de Compostela após ter sido distinguida com uma bolsa COST Association Short Term Scientific Mission (STSM), concedida pelo projeto Europeu: COST Action CA18125, Advanced Engineering and Research of aeroGels for Environment and Life Sciences.

Entre janeiro e março irá desenvolver micropartículas de hidrogel/aerogel à base de seda para a libertação de um composto bioativo para a cicatrização de feridas e regeneração da pele.

Este projeto conta ainda com a colaboração da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde serão posteriormente desenvolvidos os estudos in vitro e in vivo do desenvolvimento pré-clínico dos biomateriais.

No âmbito do seu doutoramento, inserido nos trabalhos do Laboratório de Biomateriais e Tecnologia Biomédica do CBQF-UCP, a Beatriz Bernardes está a desenvolver um sistema inovador de libertação controlada de fármacos através de micropartículas de aerogel produzidas pela tecnologia de CO2 supercrítico. Este sistema será utilizado no tratamento e regeneração de feridas crónicas, um tópico de interesse do grupo de trabalho WG1 da COST Action AERoGELS.

A investigadora Ana Leite Oliveira é sua orientadora principal, juntamente com os co-Orientadores, Carlos García González, I+D Farma Research Group, Dept. Farmacología, Farmacia y Tecnología Farmacéutica, Facultad de Farmacia, University of Santiago de Compostela e Raquel Costa, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto.

 

Fevereiro 2021

18-02-2021

Partilhe/Share