Escola Superior de Biotecnologia integra projeto europeu CIRCUL-A-BILITY

Já arrancou o projeto Europeu de networking na área da embalagem e circularidade dos seus materiais CIRCUL-A-BILITY – Rethinking Packaging for circular and sustainable food supply chains of the future, do qual a Escola Superior de Biotecnologia é parceira.

A iniciativa foca-se na identificação dos principais obstáculos à implementação de soluções sustentáveis de embalagem nas cadeias de distribuição, no sector alimentar, de forma a levar em conta as interações dos produtos com os sistemas de embalagem. A Escola Superior de Biotecnologia foi nomeada líder do grupo de trabalho que se dedica às embalagens de frutos e vegetais.

O CIRCUL-A-BILY, que integra membros de 27 países da Europa, da Argentina, do Brasil, do Canadá, dos EUA, da academia, de instituições de ID e da indústria, pretende a harmonização e a integração da investigação na área da embalagem, a partilha de informação e o desenvolvimento de recomendações para dar apoio à implementação de soluções de embalagem sustentáveis.

Fátima Poças, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia, refere que “no âmbito do projeto são desenvolvidas atividades que 1) valorizam os desenvolvimentos tecnológicos; 2) aceleram o desenvolvimento de protótipos; 3) previnem a duplicação de esforços de ID; 4) promovem a transferência de tecnologia; 5) aumentam a capacidade científica e a performance de ID dos membros do projeto.”

O projeto reúne atores envolvidos nos diferentes aspetos dos sistemas de embalagem como a ciência e a engenharia dos materiais, a ciência dos alimentos e do consumidor e da área das políticas, de estratégia e de regulamentação. A reunião de kick-off do projeto realizou-se entre 29 e 30 de outubro.

Dezembro 2020